Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Pró-Memória recebe exposição temporária do Museu Republicano Convenção de Itu

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba traz para o Museu Municipal Casarão Pau Preto a exposição temporária do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da USP, contendo imagens sobre os grupos escolares do Estado de São Paulo.

O Museu Republicano “Convenção de Itu” é uma instituição cientifica, cultural e educacional especializada no campo da história e da cultura material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país, que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

A exposição foi concebida pela equipe do Museu Republicano a partir do acervo de fotografias pertencente à coleção Washington Luís, guardada no Museu Republicano “Convenção de Itu” da USP. Parte do rico material a ser exposto é composto por reproduções de fotografias de escolas públicas em várias localidades paulistas entre 1889 e 1930.

Juntamente com esta exposição temporária do Museu Republicano, a Fundação Pró-Memória de Indaiatuba preparou a exposição Retratos escolares – Um breve histórico da educação em Indaiatuba, que apresenta a trajetória e a formação do ensino público escolar na cidade de Indaiatuba. As informações foram retiradas do acervo do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho” e passa por diferentes momentos da história do ensino público entre as décadas 1850 e 1950.

Ambas as exposições serão lançadas dia 22 de julho de 2015, no Casarão Pau Preto, juntamente com o Projeto Memórias de Indaiatuba, que visa relatar a história de Indaiatuba pelo viés da oralidade, resgatando e compartilhando com a comunidade histórias sob diferentes pontos de vista. O primeiro bate papo terá como tema A história da Educação em Indaiatuba e contará com as participações da secretária de Educação, Rita de Cassia Trasferetti e a Deize Clotildes Barnabé de Morais, professora, funcionária da Secretaria de Educação e integrante do Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memória.

A exposição estará aberta ao público gratuitamente no Museu Casarão Pau Preto e o bate papo e discussão ocorrerá às 19h30 no auditório da Tulha do Casarão. 

Serviço
Projeto Memórias de Indaiatuba e Exposições Espaços Escolares: reformas do ensino público na Primeira República, do Museu Republicano “Convenção de Itu” (USP) e Retratos escolares – Um breve histórico da educação em Indaiatuba
Data de abertura:  22 de Julho de 2015
Horário: 19h30
Museu Municipal Casarão Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto - Indaiatuba – São Paulo
Telefone: (19) 3875-8383.

Nenhum comentário: