Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Indaiatuba recebe Passo de Arte de 10 a 19 de julho

Maressa Sena Lopes. Foto: Reginaldo Azevedo.
De 10 a 19 de julho, acontece em Indaiatuba a 23ª edição do Passo de Arte, uma das maiores competições de dança da América Latina. O evento recebe mais de 3 mil bailarinos de 18 estados brasileiros, além de estudantes do Paraguai, Argentina e Peru.

Para chegar à fase final da competição, os bailarinos tiveram que passar por seletivas regionais, seleções nos festivais credenciados ou escolhas por DVD – devido a esse formato didático, o Passo de Arte funciona também como vitrine para os jovens bailarinos. “Essa rede de competições pelo país cria um intercâmbio com profissionais de todo o mundo, o que faz com que o evento já esteja no calendário oficial das escolas de dança”, avalia a presidente do Instituto Passo de Arte, Marisa Pivetta.

Serão dez dias de programação intensa, com apresentações de grupos convidados, cursos e workshops com professores nacionais e internacionais em todas as modalidades de dança que estão na grade da competição. A relação completa com nomes, conteúdo das aulas, horários e ficha de inscrição estão disponíveis no site da Instituição (www.passodearte.com.br). Haverá um limite de 40 alunos por curso.

Para quando os bailarinos não estiverem no palco, o Passo de Arte preparou o Fashion Dance Wear, uma área exclusiva de roupas e acessórios das melhores marcas do mercado da dança, que estarão com preços de fábrica.

Na abertura da noite de Gala, que acontece no dia 19 de julho, além das reapresentações dos vencedores dos 1º lugares, também haverá o Grand Defile. Trata-se de uma montagem coreográfica de Carlos dos Santos Jr., com assistência de Toshie Kobayashi, na qual se apresentam mais de 150 bailarinos da competição.

O 23º Passo de Arte será realizado no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei) e os ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 10 de julho na bilheteria do teatro, no valor de R$40 (inteira) e R$20 (meia). Levando um pacote de leite em pó, o ingresso terá desconto de 50% no valor da inteira.

Prêmios e indicações para competições internacionais
Como em todos os anos, a competição terá premiações em dinheiro, troféus e medalhas, além do prêmio Toshie Kobayashi/Só Dança, que irá selecionar dois candidatos na modalidade variações de repertório, a critério do júri, para participar da final do Youth America Grand Prix (YAGP) 2016 em Nova Iorque. Os selecionados serão premiados com pacote de viagem, que inclui aéreos para Nova Iorque, hospedagem em quarto quádruplo, translado e seguro viagem.

“Por conta do alto nível técnico exigido, nós incluímos o Personal (Coach) para preparar os candidatos para as competições internacionais. Os ensaios das variações e dos Grand Pas de Deux serão coordenados por profissionais de peso, como Ady Addor, João Vlamir e Raul Candal”, conta a presidente do Instituto.

Fundadora e diretora artística do YAGP estará no Passo de Arte
Pela primeira vez, Larissa Saveliev estará na competição internacional como uma das juradas e também para ministrar dois cursos de Master Class, voltados para bailarinos de nível avançado e profissionais.

Respeitada educadora de dança, Saveliev estudou na academia do Ballet Bolshoi (Moscou), tendo excursionado por toda a Rússia, Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Espanha, Brasil, Egito e Japão. Seu currículo inclui a maioria dos balés clássicos de repertório, como O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, Coppelia e O Quebra Nozes, entre outros. 

Nenhum comentário: