Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Prefeitura assina convênio com Associação Mata Ciliar para atender animais silvestres

Foto: divulgação.
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, assinou na última semana o convênio com a Associação Mata Ciliar. Os objetivos da parceria são o desenvolvimento do programa de proteção e reabilitação da fauna silvestre e ações de educação ambiental em escolas do município. A Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente é a gestora do convênio.

As ações conjuntas visam à conservação, preservação e recuperação ambiental no município buscando implementar as diretrizes do Projeto Município Verde-Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Com a parceria, os animais silvestres resgatados pelos órgãos oficiais do município serão encaminhados ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Selvagens) de Jundiaí, que é mantido pela associação. Caberá à Associação Mata Ciliar receber e dar atendimento médico veterinário e destinação adequada aos animais silvestres resgatados pelos órgãos municipais e que forem encaminhados a sua unidade localizada em Jundiaí. O município poderá acompanhar o atendimento aos animais por meio de relatório mensal. A Prefeitura também poderá promover, com a conveniada, atividades de educação ambiental, através de um programa elaborado em comum acordo, para as escolas municipais e através de um programa de capacitação de professores da rede municipal de ensino, para o desenvolvimento ações voltadas à conservação da fauna e preservação ambiental.

Serão oferecidos cursos, palestras e treinamentos para as equipes técnicas do município responsáveis pelas questões ambientais em assuntos como o manejo da fauna silvestre, contenção de animais silvestres e protocolos de soltura de animais silvestres. A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente também poderá promover visitas monitoradas de grupos limitados à capacidade do local, de alunos e professores da rede pública de ensino do município.

O convênio foi aprovado pela Câmara Municipal de Indaiatuba por meio da Lei 6.444, publicada na Imprensa Oficial do Município no dia 22 de maio.  

Nenhum comentário: