Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 26 de maio de 2015

Sinfônica de Campinas apresenta concertos gratuitos em igrejas

www.osmc.com.br.
Neste fim de semana, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) se apresenta, gratuitamente, em duas igrejas da cidade. Na sexta-feira, 29 de maio, às 20h, os músicos estarão na na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Proença e no sábado, 30 de maio, também às 20h, na Basílica do Carmo.

Nas duas ocasiões, a regência será do maestro convidado Luiz Gustavo Petri, titular da Orquestra Sinfônica de Santos. Petri é um dos maiores nomes da regência no Brasil. Criou e é o regente titular da Sinfônica de Santos desde 1994, sendo responsável pela visível ascensão e atuação social da orquestra na região.

Os dois concertos terão participação de solistas da própria Sinfônica de Campinas. Mário Marques estará na clarineta, Francisco Amstalden no fagote e Cláudia Alvarenga de Carvalho, na flauta.

Serão apresentadas as obras Adagio para Cordas, de Alberto Nepomuceno, Duett Concertino, TrV 293, de Richard Strauss, Suíte Orquestral nº 2, Si menor, MWV 1067, de Johann Sebastian Bach e 5 Miniaturas Brasileiras, de Edmundo Villani-Cortes.

Maestro e solistas
Luiz Gustavo Petri – O maestro já esteve à frente das mais importantes orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Manaus, entre outras. É um dos responsáveis pela difusão da música erudita na Baixada Santista por meio de projetos educativos e de formação de público voltados para crianças.

Francisco José Amstalden – Seu instrumento é o fagote. Ingressou em 1984 na OSMC, na qual atua como chefe de naipe. É formado em Música pela Unicamp. Estudou na Escola de Música de Piracicaba. Teve aulas com os professores Noel Devos e Sidney Rosenbery (EUA).

Mário Marques – Clarinetista e claronista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e integrante do quinteto de clarinetas Madeira de Vento. Com esse grupo gravou os CDs Chovendo Canivetes (2002) e Assanhado (2009), além de participar de festivais internacionais de clarineta em Atlanta (EUA), Vancouver (Canadá), Naning (China) e Assis (Itália).

Cláudia Alvarenga Carvalho – Nascida nos Estados Unidos, é formada em Música pelo Conservatório Musical Carlos Gomes e especializada em Flauta Transversal pela Unicamp. Foi professora de flauta. Recebeu o primeiro prêmio nos IX e X Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, em Piracicaba. Atuou em diversas orquestras. Atualmente é primeira flauta da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e flautista do TrioA1Campinas.

Apresentações em bairros - O ciclo de apresentações em diversos bairros, igrejas e praças da cidade de Campinas já está consolidado e tem como objetivo aproximar o público da Orquestra.

Sinfônica
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como diretor artístico e regente titular, o maestro Victor Hugo Toro. Mantida pela Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria de Cultura, a Sinfônica de Campinas foi uma das primeiras instituições do gênero no Brasil.

Programa
A. Nepomuceno – Adagio para cordas (1864 - 1920)
R. Strauss - Duett-Concertino, TrV 293 (1864 - 1949)
J.S. Bach - Suíte de Orquestra Nº 2 (1685 - 1750)
E. Villani – Cortes: 5 Miniaturas Brasileiras (1930)

Concertos nas igrejas
Data: 29 de maio, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida - Rua Arlindo Joaquim De Lemos, 1100, Proença
Entrada aberta ao público

Data: 30 de maio, sábado
Horário: 20h
Local: Basílica do Carmo - Praça Bento Quirino, s/nº, Centro
Entrada aberta ao público.

Nenhum comentário: