Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Mix Cultural aproxima obras e artistas do público no SESI Campinas

Na última semana de maio, de 26 a 29 de maio, o SESI Campinas-Amoreiras recebe o SESI-SP Mix Cultural: Conversas Criativas sobre Literatura, Artes Visuais e Audiovisual, projeto que acontece simultaneamente em outras 12 unidades do SESI-SP. Uma série de atividades gratuitas será oferecida com o objetivo de promover o contato do público com artistas conceituados pelo trabalho que desenvolvem em literatura.

A programação começa com a realização de uma Oficina Literária ministrada por Thaís Linhares nos dias 26 e 27 de maio, das 19h às 22h. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a literatura de cordel e os seus desdobramentos, estimulando sua criatividade de forma alinhada entre texto e grafismo. Também será apresentada uma prima da xilogravura por meio do princípio ecologicamente correto de uso de materiais da terra. Formada pelo Senai-AG e pela UFRJ, Linhares tem mais de uma centena de obras publicadas como ilustradora e mais algumas como escritora. Foi selecionada para o Catálogo Ibero-americano de ilustradores e finalista do Prêmio Monteiro Lobato do SESC em 2013. As vagas são limitadas.

O público também poderá participar do encontro Diálogos Cinematográficos, no dia 28, às 20h, com Marcelo Machado, cineasta do filme O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos, que será exibido na unidade antes do bate-papo. O filme narra o papel transformador da poesia no cotidiano dos habitantes da cidade de Dois Córregos. Nesta cidade do interior de São Paulo, a ONG Usina de Sonhos estimula o gosto e o interesse pela arte, especialmente em relação à poesia e à literatura. Machado foi o criador da produtora Olhar Eletrônico, conhecida pelo pioneirismo e pelo caráter experimental de suas produções em vídeo. Depois de uma vasta experiência com emissoras de TV, assumiu o Departamento de Rádio e Televisão da agência de publicidade DPZ. Desde 2005, tem se dedicado à produção de documentários de longa duração, como Oscar Niemeyer, o arquiteto da invenção e Tropicália.

Fechando a semana, os participantes poderão ainda participar do bate-papo com o ilustrador e cordelista João Gomes de Sá durante o Encontro Literário, dia 29, às 19h30. Formado em letras pela Universidade Federal de Alagoas, Gomes de Sá é professor, cordelista e escritor, com linha literária voltada às manifestações culturais do povo nordestino. Em parceria com outros cordelistas idealizou a Caravana do Cordel e a Biblioteca Ambulante, que já estiveram em diversas regiões do País com o intuito de despertar nos jovens estudantes o gosto pela literatura de cordel.

Agenda
Oficina Literária: O Cordel da Batata (vagas esgotadas)
Com Thaís Linhares
26 e 27 de maio – terça e quarta – 19h às 22h
Classificação: a partir dos 12 anos
Duração: 6 horas

Diálogos Cinematográficos - O Sarau: Uma Usina de Sonhos em Dois Córregos
Com Marcelo Machado
28 de maio – quinta – 20h
Classificação: Livre
Duração: 120 minutos

Encontro Literário: Bate-papo com o ilustrador e cordelista
Com João Gomes de Sá
29 de maio – sexta – 19h30
Classificação: a partir dos 12 anos
Duração: 90 minutos

A agenda completa da programação do SESI-SP Mix Cultural nas demais cidades do interior e Grande São Paulo pode ser conferida em: www.sesisp.org.br/cultura.

Serviço
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália – Campinas/SP
Data: de 26 a 29 de maio 
Informações: (19) 3772-4100 | E-mail: caccampinas1@sesisp.org.br.

Nenhum comentário: