Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 20 de maio de 2015

5 alimentos ricos em ácido fólico para reforçar o cardápio

Foto: divulgação.
O folato, mais conhecido por ácido fólico, é essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano, visto que ele participa da formação e multiplicação de todas as células do corpo. Alimentos ricos nesse nutriente são costumeiramente indicados durante a gravidez, pois ajudam na prevenção de más formações fetais, principalmente cardíacas e faciais. Contudo, ele não é significativo somente para as mulheres grávidas.

A nutricionista Lívia Nogueira, do Oba Hortifruti, explica que o ácido fólico também tem um papel muito importante no organismo de adultos e crianças. “O folato atua inclusive na produção de hemoglobina do sangue; por isso, sua falta pode causar anemia, inflamação da língua, deterioração mental e ainda problemas relacionados ao sistema gastrointestinal, como diarreia”, afirma a nutricionista.

O preparo de alimentos ricos nesse nutriente deve ser criterioso, pois cerca de 50 a 95% do ácido fólico são facilmente modificados em contato prolongado com o oxigênio do ar ou temperaturas elevadas, prejudicando assim sua ação no organismo.

Confira algumas maneiras de preparar 5 alimentos ricos em ácido fólico para incluir na alimentação diária:

Brócolis: boa fonte também de vitamina A, que tem papel importante para a manutenção da visão e vitamina C, que ajuda a manter o sistema imunológico protegido. Para preservar o folato, o ideal é cozinhar o vegetal rapidamente no vapor.

Couve: ainda é uma excelente fonte de cálcio, importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Consumir cru ou cozido no vapor em saladas, sopas e caldos.

Espinafre: possui vitamina A, que ajuda a manter a saúde da pele e da visão. Pode ser consumido cru ou cozido no vapor. Incrementa saladas, tortas, quiches, sopas e caldos.

Fígado: para aproveitar boa parte do nutriente contido nesse alimento, ele deve ser consumido ao ponto. É rico ainda em vitaminas do complexo B, importantes no processo de produção de energia no corpo.

Feijão: nesse caso, é importante consumir não só o grão, mas também o caldo, que durante o cozimento concentra grande parte do folato. Excelente fonte de proteínas, que são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo (osso, pele, órgãos e músculos).

Salada rápida de brócolis com alho
Ingredientes
1 maço de brócolis cozido no vapor
3 dentes de alho picados
6 colheres (sopa) de azeita Oba Bem Querer
1 cebola cortada em fatias
Sal a gosto
Modo de preparar: Aqueça o azeite e doure o alho. Em uma travessa, misture o brócolis cozido, a cebola, o azeite com alho e tempere com o sal. Sirva como entrada.

Arroz de forno com espinafre
Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz branco cozido
½ maço de espinafre picado (só as folhas)
2  e ½ xícaras (chá) de leite
6 colheres (sopa) de margarina
2 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de queijo Parmesão ralado
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Modo de preparar: Pré-aqueça o forno em temperatura alta (240ºC). Numa frigideira, derreta 2 colheres de margarina e refogue o alho. Acrescente as folhas de espinafre e refogue até murcharem. Quando a água secar, desligue e tempere com sal e pimenta. Transfira para uma vasilha e reserve. Na mesma frigideira, derreta o restante da margarina, acrescente a farinha de trigo e doure por 1 minuto. Junte o leite aos poucos e com auxílio de um batedor de metal, mexa sempre para não formar grumos. Cozinhe em fogo médio, sem parar de mexer por cerca de 5 minutos ou até encorpar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Apague o fogo, acrescente o espinafre refogado e metade do queijo parmesão. Misture o arroz cozido ao creme de espinafre e arrume a mistura em um refratário retangular médio. Polvilhe com o restante do queijo parmesão e leve ao forno por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva em seguida.

Nenhum comentário: