Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Projeto proíbe distribuição de animais como prêmio em Campinas

Começou a tramitar na Câmara de Campinas projeto de lei do vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente Luiz Carlos Rossini (PV) que proíbe a distribuição de animais vivos como prêmio, brinde, rifa, sorteio, bingo ou mesmo a venda por preços irrisórios (abaixo do preço de mercado) em feiras, exposições e eventos em Campinas.

“Ao apresentarmos esse projeto queremos propor uma mudança de cultura e hábitos, pois atitudes de comercializar animais vêm na contra mão de todo o esforço que a sociedade faz no sentido de proteger e buscar o respeito dos animais”, explicou Rossini.

O descumprimento da lei acarretará ao infrator multa de 2.000 UFICs, o equivalente a R$5.600. O valor será dobrado em caso de reincidência, além da apreensão dos animais e a cassação da licença ou alvará. O projeto prevê que o animal doméstico apreendido deverá ser encaminhado, em caráter provisório, ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campinas. Em se tratando de animais silvestres, a fiscalização deverá chamar a Polícia Federal.

“O uso de animais vivos em eventos fortalece a ideia do animal como objeto ou coisa. Essa 'tradição', além de incentivar o abandono, afronta à concepção humanitária, que os considera como serem vivos e que merecem ser tratados dignamente”, finaliza Rossini.

Mais informações: (19) 3736-1710.

Nenhum comentário: