Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 23 de abril de 2015

João Acaiabe, o Tio Barnabé do Sítio do Picapau Amarelo, conta histórias para alunos de Indaiatuba amanhã

Foto: Facebook.
A Escola de Educação Infantil Algodão Doce recebe sexta-feira (24), em dois períodos, a visita do ator João Acaiabe, atual Tio Chico da novela Chiquititas e famoso por um personagem histórico, que nunca sairá da memória de várias gerações: Tio Barnabé, da versão para a TV Globo do clássico O Sítio do Picapau Amarelo, obra-prima de Monteiro Lobato.

Em Indaiatuba, João fará uma ‘contação de histórias’ para crianças de um a cinco anos de idade, alunos dos períodos manhã e tarde da unidade escolar. “A visita faz parte das nossas comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil”, afirma Fátima Graça Pereira, proprietária da escola e idealizadora do encontro.

Nascido e crescido no interior paulista, em Espírito Santo do Pinhal, João Acaiabe iniciou sua carreira artística ainda na adolescência, trabalhando como locutor de rádio. Já fez inúmeros trabalhos na TV – um dos mais marcantes foi no programa Bambalalão, na TV Cultura, durante os anos 80, onde contava histórias para o público infantil. Outro destaque da carreira é sua versão para o personagem ‘Tio Barnabé’, na série Sítio do Picapau Amarelo (TV Globo).

Na primeira versão feita do Sítio do Picapau Amarelo (décadas de 70 e 80), o personagem Tio Barnabé foi interpretado pelo ator Samuel dos Santos. João Acaiabe entrou na segunda versão do ‘Sítio’, exibida pela Rede Globo de 2001 a 2006. A série acabou em 2007, ano em que Tio Barnabé foi interpretado por outro ator. 

Ator também de teatro e cinema, João, ao longo de sua carreira realizou diversos trabalhos socioculturais, como, por exemplo, aulas de teatro para adolescentes em situação de vulnerabilidade (Febem) e participação em movimentos de igualdade racial.

No teatro, trabalhou com Plínio Marcos em várias peças, entre elas Barrela e Jesus homem — esta, uma obra polêmica por apresentar um Jesus Cristo negro, contestador e nada cordato, interpretado pelo próprio Acaiabe. É professor de teatro e um dos atores mais queridos de pessoas de diversas gerações.

Algodão Doce
A primeira ‘contação de história’ nas dependências da escola Algodão Doce acontece a partir das 10h de sexta-feira (24) para alunos que estudam no período da manhã. A segunda apresentação ocorre a partir das 14h, para alunos do período da tarde. Cerca de 120 alunos devem conhecer de perto o trabalho e a sensibilidade de João Acaiabe, que vem a Indaiatuba a convite da própria escola.

Serviço:
Dia Nacional do Livro Infantil
Local: Escola de Educação Infantil Algodão Doce
Endereço: Rua Independência, 669 – Cidade Nova – Indaiatuba/SP
Fone: (19) 3834-7903
Mais informações: Fátima ou Juliana.

Nenhum comentário: