Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Especialistas discutem história da arte na Fundação Ema Klabin

Talha da Igreja São Pedro dos Clérigos, demolida no Rio de Janeiro, 
está preservada na Fundação Ema Klabin. 
A Fundação Ema Klabin, em parceria com o Departamento de História da Arte da Unifesp, realiza uma série de palestras sobre história da arte, abertas ao público em geral.

No dia 9 de maio, a doutora em História Flavia Galli Tatsch fala sobre a importância do marfim na Idade Média. Associado à pureza, à inocência e ao ideal de beleza feminina, essa matéria-prima foi empregada para a produção de objetos de luxo e configuraram-se como presentes trocados entre amantes.

Já no dia 30 de maio, o professor André Tavares, doutor em História e Artes, discute a história do projeto decorativo da Igreja de São Pedro dos Clérigos do Rio de Janeiro, sua trágica demolição (1940) e a sobrevida de sua talha e escultura através do ingresso em coleções, como a da Fundação Ema Klabin.

Serviço
9 de maio – Palestra: Caixas de espelho, pentes e caixas de marfim: objetos de luxo, objetos do amor - Palestrante: Flavia Galli Tatsch
30 de maio - Palestra: A talha decorativa da Igreja de São Pedro dos Clérigos do Rio de Janeiro  - Palestrante: André Tavares
Horário: 10h às 12h
Vagas: 30 vagas (cada palestra)
Entrada: franca
Inscrições pelo e-mail: cursos@emaklabin.org.br, ou pelo telefone (11) 3062-5245
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: