Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Espaço Galeria do SESI Campinas recebe exposição ‘Lágrimas de São Pedro’

Foto: Erivan Morais.
Entre os dias 15 de abril a 23 de maio, o projeto Espaço Galeria SESI-SP leva ao SESI Amoreiras, de Campinas, a exposição de Vinicius S.A., Lágrimas de São Pedro, sucesso de público e crítica em diversas exibições pelo País, Estados Unidos e Alemanha, durante a 7ª Luminale, maior bienal de luz do mundo. O evento é gratuito.

A instalação é composta por lâmpadas incandescentes descartadas cheias de água que simulam grandes gotas de chuva. A exposição promove uma experiência única, permitindo que o público passeie entre as grandes “gotas” limpas como se fosse possível pausar a chuva para contemplar sua beleza e necessidade.

De acordo com o artista visual Marepe, reconhecido internacionalmente por seus trabalhos com materiais inusitados, Lágrimas de São Pedro vai além da consciência de reaproveitar o que é descartado pela maioria. “Dá outro sentido ao que foi produzido industrialmente; revela um artista preocupado com o que está à sua volta, afirmando sua cultura e poetizando as aflições do seu povo, dizendo em outras ‘imagens/palavras’, de onde vem e para que veio”.

“O artista baiano propõe reflexões, dentro do âmbito regional, sobre a seca no nordeste e, de um modo mais global, sobre a falta d’agua em todo o mundo, produzindo através do lixo uma obra de inusitada beleza e encantamento”, explica Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.

Lançamento
Abrindo a exposição, no dia 14 de abril, haverá um coquetel para todo público, às 20h, no foyer do teatro. Durante a solenidade, serão lançados dois catálogos que reúnem as obras e artistas que estiveram presentes na programação do SESI-SP durante os anos de 2013 e 2014, fruto do primeiro Edital de Seleção dos projetos Espaço Galeria SESI-SP e Ocupação Artística no SESI-SP. As publicações, elaboradas em parceria com SESI-SP Editora, serão vendidas no dia e depois pela internet: http://www.sesispeditora.com.br/
  
Sobre o projeto Espaço Galeria
Lágrimas de São Pedro faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta exposições itinerantes com linguagens e formatos distintos. As diferentes mostras circulam por unidades do SESI-SP durante oito meses, permanecendo até 45 dias em cada cidade.

Sobre o artista
Vinícius Silva de Almeida vive e trabalha em Salvador. Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Vinícius S.A. é um artista inquieto. Seu interesse pelas ciências exatas o fez desenvolver uma linguagem própria, que alia o pensamento científico e práticas manuais e de baixa tecnologia a proposições de poéticas visuais poderosas, que, além de estabelecerem diálogos com o espectador, traduzem a memória e as experiências do artista, fazendo de seu processo uma constante investigação de possibilidades estéticas e conceituais do cotidiano.

Algumas obras do artista foram premiadas em renomados salões e bienais, a exemplo do Objeto Óptico #02, que recebeu o prêmio de residência artística internacional no 15º Salão da Bahia, a instalação Sorria, você está sendo filmado!, premiada no Salão Regional de Artes Visuais da Bahia e O Pulso da Bienal, importante obra do artista que recebeu menção especial na VIII Bienal do Recôncavo. Integrou as publicações: 30 contemporâneos brasileiros, de Enock Sacramento e 50 anos de Arte na Bahia e Água, reflexos na arte da Bahia, de Matilde Matos. Recentemente foi residente no programa do Kulturamt a convite do governo de Frankfurt, na Alemanha.

Serviço
Espaço Galeria SESI-SP - exposição Lágrimas de São Pedro - Vinícius S.A.
Livre para todos os públicos
Local: SESI Amoreiras Campinas - Av. das Amoreiras, 450,  Pq. Itália
Abertura da Exposição: dia 14 de abril, terça, às 20h
Período expositivo: de 15 de abril a 23 de maio de 2015 – de terça a sexta, das 9h às 20h30h, aos sábados, das 14 às 19h, exceto feriados
Informações e agendamento para visitas educativas: (19) 3772-4183/4184
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: