Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 28 de abril de 2015

Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realiza mobilização dia 1º de maio

Foto: Deuzeni Ceppolini - SCS/PMI - Arquivo.
O Comdefi (Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Indaiatuba) promove dia 1º de maio, às 7h, caminhada de conscientização para lembrar à população sobre as vagas exclusivas para idosos e deficientes e sobre assentos no transporte coletivo para idosos, obesos, gestantes e pessoas com bebê de colo. Os participantes sairão do Paço Municipal e percorrerão o circuito esportivo do Dia 1º Maio. O evento tem apoio da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, Diretoria de Transporte Coletivo e Secretaria de Esportes. No mesmo dia ocorrerão diversas atrações esportivas da Secretaria de Esportes.

A presidente do Comdefi, Silvana Maria Artoni Leal (foto), explicou que a caminhada é para conscientizar as pessoas para respeitar as vagas reservadas. “É importante ressaltar que a vaga de deficiente e idoso não é nossa nem por um instante. Todos temos avós ou pais idosos e sabemos quanto a locomoção é difícil. A população do Brasil está envelhecendo e é necessário respeitar os direitos dos outros”.

Silvana informa que chegam muitas reclamações de usuários do transporte coletivo aos canais de comunicação disponibilizados pela Prefeitura. “Quanto ao transporte de usuários com deficiência, isso está tranquilo, pois foi feita uma capacitação com os profissionais da Viação Indaiatubana. Nosso problema é com o usuário, que não se enquadra no perfil (mulheres grávidas, pessoas com bebês e crianças de colo, obesos, pessoas com deficiência, idosos) e que, mesmo notando que estas pessoas estão em pé, não tomam conhecimento. Alguns fingem que estão ao celular, fingem dormir ou simplesmente ignoram o que acontece ao seu redor”.

Silvana enfatizou que este movimento servirá de alerta aos usuários de transporte coletivo e população em geral sobre o significado de cidadania. “Devemos nos colocar no lugar do outro e perceber as suas dificuldades, as limitações físicas. Ressaltando sempre que, se estas pessoas não tivessem dificuldades, a Lei que garante os assentos preferenciais não teria sido criada”.

Nenhum comentário: