Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Antiga Estação Ferroviária de Vinhedo será restaurada

Erick Leite - PMV.
O prefeito Jaime Cruz anunciou nesta terça-feira, 31, que a Estação Ferroviária, localizada no centro de Vinhedo, será restaurada e reaberta como um espaço cultural.  

Acompanhado dos secretários de Cultura e Turismo, Wagner Pavarin e de Obras, Augusto Braccialli, o prefeito visitou o local e afirmou que será contratada uma empresa para fazer o projeto de restauração, mantendo as características originais da construção do fim do século XIX. “Nossa estação, que no passado chamou Estação Cachoeira e depois Rocinha, é um patrimônio de nossa cidade e há algum tempo já estamos trabalhando para que possa ser restaurada”, afirmou.

O secretário Augusto Braccialli ressaltou que a antiga estação é tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e que o projeto precisa ser aprovado previamente pelo órgão.  “O projeto é o ponto de partida para a recuperação do local e requer muita pesquisa sobre detalhes das características originais. Tudo será feito com a supervisão do Condephaat”, disse.

Segundo o secretário Wagner Pavarin, assim que a obra estiver pronta o local será transformado em um espaço para a realização de atividades culturais e também para o turismo. “Também queremos resgatar a história da Estação Ferroviária”, completou.

Braccialli esclareceu que o objetivo inicial é que a Nova Estação Ferroviária possa ser inaugurada entre o final de 2015 e o início de 2016. “Ali também será feito um projeto paisagístico; afinal, queremos transformar o local em um espaço agradável tanto para os vinhedenses como para os turistas”, disse.

Nenhum comentário: