Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 23 de março de 2015

Unicamp recebe maestros e gestores brasileiros para o Fórum “Gestão Orquestral e Compromisso Social” amanhã

Foto: divulgação.
O papel das orquestras sinfônicas e a educação musical na sociedade contemporânea estão no centro das reflexões do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social, que acontece no dia 24 de março (terça-feira), no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas, das 8h30 às 17h, com participações de importantes regentes e gestores culturais. O evento é promovido pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (Ciddic) e Orquestra Sinfônica da Unicamp, com curadoria de Cinthia Alireti (regente da OSU) e Nicole Somera (Ciddic/OSU).

O Fórum é aberto a todos os interessados ligados a orquestras ou instituições sociais/culturais/musicais e gestores de diversos setores com interesse no funcionamento de modelos institucionais. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site http://www.foruns.unicamp.br/foruns/.

A primeira mesa redonda do dia colocará em pauta o tema Projetos sociais e educação musical, com Cinthia Alireti (moderadora) e os debatedores Claudiney Carrasco (IA/Unicamp e Secretário Municipal de Cultura de Campinas); Adriana Schincariol (coordenadora pedagógica da Emesp); Edson Leite (diretor da Orquestra Sinfônica da USP) e o maestro Antônio Borges-Cunha (Orquestra de Câmara Theatro São Pedro Porto Alegre, RS).

As estratégias de formação de público e desenvolvimento cultural, a música contemporânea nos palcos populares, os projetos educativos e interdisciplinares como estratégias de apreciação artística e a utilização eficiente de tecnologia e de novos recursos na difusão de música de concerto estão no centro das discussões da segunda mesa. As apresentações terão Denise Garcia (compositora, IA/Unicamp), como moderadora e os debatedores Silvio Ferraz (compositor), maestro Antônio Borges-Cunha (Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Porto Alegre, RS) e Leonardo Martinelli (compositor).  

A programação das temporadas artísticas está na pauta da terceira e última mesa redonda. As conversas terão o maestro Parcival Módolo (Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto), como moderador, e participações do maestro Jamil Maluf (foto - fundador da Orquestra Experimental de Repertório e regente titular da Orquestra Sinfônica de Piracicaba), maestro Victor Hugo Toro (regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas), maestro Lutero Rodrigues (regente titular da Orquestra Acadêmica da Unesp), Abel Rocha (regente titular e diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André).

Segundo a regente da Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, nos últimos anos o papel das orquestras sinfônicas no Brasil tem se reciclado rapidamente, assumindo diferentes funções dentro da sociedade. “Primeiramente, constata-se o aumento da profissionalização de músicos e gestores da área artística, o que resulta numa melhoria na qualidade dos eventos. Além desses fatores, as instituições sinfônicas tem se mostrado cada vez mais ativas no desenvolvimento de programas educativos e sociais”, observa, lembrando, ainda a importância da integração da música contemporânea no repertório de concerto, com divulgação e criação de estratégias de formação de público para tal gênero.

Serviço
Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social
Ciddic/Orquestra Sinfônica da Unicamp
Curadoria: Cinthia Alireti (Ciddic/OSU) e Nicole Somera (Ciddic/OSU)
Quando: 24 de março/2015 (terça-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Local: Auditório do Centro de Convenções da Unicamp
Entrada gratuita
Programação completa: http://www.ciddic.unicamp.br/principais_destaques.php?cod=13.

Nenhum comentário: