Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 4 de março de 2015

SESI Campinas abre a temporada 2015 com teatro e música

Divulgação.
No dia 5 de março, o SESI Campinas - Amoreiras abre a temporada cultural 2015 com a apresentação de espetáculos premiados e de artistas renomados no cenário nacional. Até o dia 8 de maio, a programação especial traz à cidade nomes como o grupo 14 Bis, Jair Oliveira, Kiko Marques, Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Tânia Alves.
O grupo 14 Bis oferece ao público um panorama de seus últimos 35 anos de carreira e 14 álbuns lançados, levando ao palco a mistura original de rock progressivo e música regional que consagrou a banda. Já o cantor e compositor Jair Oliveira comemora 30 anos de carreira em um show com canções que marcaram a trajetória do artista, entre as quais Você por Perto, Mulata Rainha e Falso Amor.
Entre os espetáculos de teatro, destaque para O Gigante Egoísta (para agendamento escolar), produção realizada pelo SESI-SP (2013), que ficou entre as peças mais premiadas do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem – antigo Prêmio Femsa. O espetáculo, dirigido por Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves, da Artesanal Cia de Teatro, ganhou três troféus, nas categorias Autor de Texto Adaptado, Iluminação e Trilha Sonora, além do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Figurino.
A montagem Bruxas da Escócia também foi reconhecida pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA como Melhor Espetáculo com Texto Adaptado para Crianças e pelo Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem com Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Espetáculo Infantil. 
Outra peça premiada que poderá ser vista no SESI Campinas - Amoreiras é CAIS ou Da Indiferença das Embarcações, que recebeu 19 indicações, vencendo o prêmio APCA e o Prêmio Shell de Teatro de São Paulo com Melhor Autor, o Qualidade Brasil na categoria Melhor Diretor e o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro com Melhor Dramaturgia. 
Já o musical teatralizado Palavra de Mulher reúne no elenco Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa, que prestam uma homenagem a Chico Buarque e ao teatro musical, dando vida a personagens femininas do compositor em canções como Tatuagem, O Meu Amor e À Flor da Pele.
Confira abaixo a programação completa.

Música
Dia 28 de março, sábado, às 20h
14 Bis – Ao Vivo
Livre para todos os públicos
Duração: 60 min
Gênero: popular
Com forte influência dos Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin e Pink Floyd, o 14 Bis foi criado no final de 1979 como um grupo brasileiro de padrão internacional. O Clube da Esquina – movimento musical mineiro da década de 1960 – também contribuiu para a definição do estilo original, popular e, ao mesmo tempo, sofisticado de fazer música da banda. O aval de Milton Nascimento – produtor do primeiro disco – e composições como Natural e Canção da América foram determinantes para a conquista imediata do público. Impossível não se emocionar ouvindo Caçador de Mim, Espanhola e Nos Bailes da Vida, entre tantos sucessos que fazem parte da história da música brasileira. O espetáculo recria essa atmosfera, oferecendo um retrato dos últimos 35 anos de carreira e dos 14 álbuns lançados, com canções melódicas, vocais apurados e a mistura original de rock progressivo e música regional. 
Guitarras e voz: Cláudio Venturini | Baixo e voz: Sergio Magrão | Teclados e voz José de Castro Moreira (Vermelho) | Bateria e percussão: Hely Rodrigues

Dia 24 de abril, sexta-feira, às 20h
Jair Oliveira – 30 Anos
Livre para todos os públicos
Duração: 60 min
Gênero: popular
O cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical apresenta um novo trabalho em comemoração aos seus 30 anos de carreira. Com o lançamento em fevereiro de 2014 em DVD e Blu-Ray pela Som Livre, o espetáculo remonta a gravação ao vivo realizada em São Paulo/SP e apresenta um documentário sobre a trajetória artística de Jair Oliveira, filho de Jair Rodrigues (1939-2014). Para compartilhar esse trabalho com seu público, ele preparou a nova turnê mesclando diferentes vertentes e experiências musicais ao longo de sua carreira – do samba ao jazz, do soul ao funk setentista, do clássico à música popular, narra sua trajetória, suas influências e sua natural brasilidade. Acompanhado por experientes músicos, Jair traz no repertório as canções Tiro Onda, Você por Perto, Mulata Rainha, Falso Amor e algumas surpresas.
Voz e violão: Jair Oliveira | Baixo: Eduardo de Oliveira Lima (Dudinha) | Teclado: Erik Scobar | Guitarra: Roberto Rodrigues da Silva Junior (Junior Gaz) | Percussão: Ronaldo Rodrigues de Andrade Junior (Jota Erre)

Artes Cênicas
Dias 5 e 6 de março, quinta e sexta-feira, às 15h – Para agendamento escolar
O Gigante Egoísta, dirigido por Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Com a Artesanal Cia de Teatro
Livre  - Para agendamento escolar.
Duração: 50 min
Gênero: teatro de animação bonecos e formas animadas, infanto-juvenil
Depois de passar sete anos na casa de seu amigo Ogro, o Gigante descobre que crianças invadiram seu palacete para brincar em seu jardim. Ele expulsa as crianças de sua propriedade e constrói um muro que o separa do resto da cidade. Isolado e sozinho, o Gigante percebe que o inverno hospedou-se definitivamente em sua casa e que a primavera recusa-se a voltar ao seu jardim, agora eternamente coberto pelo gelo e pela neve. Porém a chegada de um menino que resolve brincar no jardim, apesar da sua proibição, traz de volta a primavera e faz com que o Gigante reconheça o quanto tinha sido egoísta. Nesse conto, Oscar Wilde (1854-1900) constrói uma crítica ao individualismo da era vitoriana e da sociedade industrial, por meio da figura de um gigante. Conto singelo e poético, aborda a importância de as pessoas serem mais tolerante umas com as outras e de valorizarem a amizade como um dos pilares da sociedade. Projeto inédito produzido pelo SESI-SP em 2013, recebeu o Prêmio Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem – conhecido anteriormente como Femsa – nas categorias Autor de Texto Adaptado para Gustavo Bicalho, Iluminação para Jorginho de Carvalho e Trilha Sonora para Gustavo Bicalho e venceu o Prêmio Zilka Salaberry nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Ator para Márcio Nascimento e Melhor Figurino para Fernanda Sabino e Henrique Gonçalves. Além disso, classificou-se  em segundo lugar como Melhor Espetáculo Infantil pelo voto popular na seleção da Folha de S.Paulo – Melhores do Ano 2014 do Guia da Folha. 
Adaptação e pesquisa musical: Gustavo Bicalho | Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves | Elenco: Márcio Nascimento, Marcos Guilhon e Tatá Oliveira | Direção de movimento de bonecos e preparação dos atores: Márcio Nascimento | Direção de produção: Henrique Gonçalves | Preparação corporal: Paulo Mazzoni | Preparação técnica em uso de máscaras: Marise Nogueira | Cenografia e adereços: Karlla de Luca | Adereços e figurino: Fernanda Sabino e Henrique Gonçalves | Desenho de luz: Jorginho de Carvalho | Bonecos: Bruno Dante | Máscaras: Marise Nogueira | Assistência: Poliana Pinheiro | Montagem e operação de luz: Rodrigo Belay e Igor Sully | Fotografia: Bruno Lorenzo, Jackeline Nigri e Luca Ayres | Produção: Marta Paiva

Dias 12 e 13 de março, quinta e sexta-feira, às 20h
Agora, dirigido por Marcos Caruso
Com a Cia. Garatujas
Não recomendado para menores de 14 anos
Duração: 60 min
Gênero: drama, juvenil/adulto
A peça mostra o convívio de quatro dependentes químicos dentro de uma comunidade terapêutica de recuperação. Esta é uma história de amor que transita entre o real e o imaginário e conclama o espectador a refletir sobre atitudes que podem auxiliar na reinserção de um dependente químico à vida em sociedade. Quatro personagens passam por situações limítrofes de desespero e agonia. A Cia. Garatujas tem como objetivo colocar o teatro a serviço das grandes causas de utilidade pública, provocando a reflexão sobre temas relevantes, entre eles o comportamento de usuários de drogas, o uso e abuso de substâncias químicas. O espetáculo integra o Projeto Cidadão, que há seis anos realiza ações concretas, compartilhadas com diversas autoridades da área de prevenção, exaltando a eficácia da ferramenta dramática ao tratar questões delicadas. As artes cênicas complementam, assim, outras iniciativas de esclarecimento e informação para o público de todas as faixas etárias. A montagem dá continuidade às parcerias com entidades como a Coordenação Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas de São Paulo – Coed, o Conselho Municipal de Drogas e Álcool de São Paulo – Comuda, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp, conselhos tutelares, Polícias Militar e Civil, ONGs, representantes de clínicas e comunidades terapêuticas, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Secretarias Municipal e Estadual de Cultura, e amplia, dessa forma, os laços entre arte, cultura e comunidade. 
Autoria: José Scavazini | Direção: Marcos Caruso | Elenco: Ailton Rosa, Carlos De Niggro, Carlos Mariano e José Scavazini | Cenografia: Marcos Caruso | Iluminação: Beto Bruel | Trilha sonora: Aline Meyer | Criação de imagens: Fábio Hazard | Administração: Cenne Gots     

Dias 11 e 12 de abril, sábado e domingo, às 16h
Bruxas da Escócia (foto), dirigido por Angelo Brandini
Com a Cia Vagalum Tum Tum 
Livre para todos os públicos
Duração: 60 min
Gênero: comédia, infantojuvenil
A montagem conta a história de Macbeth, um valente general escocês, defensor leal do rei. Ao voltar de uma batalha, o general encontra três bruxas que lançam a profecia de que ele se tornará rei. A partir daí, seu desejo de poder é aguçado por sua mulher, a ambiciosa Lady Macbeth, e os dois não medem esforços para alcançar seus objetivos. O roteiro é inspirado em Macbeth, de William Shakespeare (1564-1616). Para a Cia. Vagalum Tum Tum é importante levar ao público infantojuvenil o universo de Shakespeare, que compreende o homem em sua pluralidade e cujos personagens costumam apresentar-se com o potencial máximo de sua índole e natureza interior em histórias trágicas. No entanto, todos esses elementos são trabalhados pelo viés da comicidade, revelando arquétipos da Commedia dell’Arte. A companhia surgiu em 2001 com o espetáculo Vagalum Tum Tum. Em 2003 mostrou seu segundo trabalho, Queluzminha, que contou com a dramaturgia de Marici Salomão apresentando a história de dois palhaços em esquetes e com a manipulação de objetos. 
Autoria e direção: Angelo Brandini | Elenco: Tereza Gontijo, Christiane Galvan, Val Pires, Anderson Spada, Layla Ruiz e Erickson Almeida | Direção musical: Fernando Escrich | Preparação corporal: Vivien Buckup | Cenografia: Bira Nogueira | Iluminação: Wagner Freire | Figurino: Christiane Galvan | Operação de som: Vitor Osorio e Leandro Simões | Operação de luz: Giuliana Cerchiari | Assistência de produção: Marina Mioni | Produção geral: Cia. Vagalum Tum Tum 

Dias 18 e 19 de abril, sábado e domingo, às 18h
CAIS ou Da Indiferença das Embarcações, dirigido por Kiko Marques
Com a Velha Companhia
Não recomendado para menores de 14 anos
Duração: 180 min com intervalo de 15 min
Gênero: drama épico, adulto
O espetáculo em dois atos, com 12 atores e 2 músicos em cena, é uma narrativa de encontros e desencontros. A ação se desenrola num mítico cais de Ilha Grande em plena virada de ano. A plateia testemunha o desenrolar da história de três gerações de uma mesma família, seus momentos marcantes, uma trajetória cheia de emoção e alegria, vista a partir do olhar matreiro de um velho barco. O local representa o limite entre o mundo terrestre e o marítimo – do oceano majestoso que fustiga com suas ondas a costa, lapidando sua forma, interagindo e se integrando com as pessoas –, e também entre os universos interno e o externo, influenciados pelo movimento das marés e das tempestades. Esse cais é feito de partidas e de chegadas, abrigo dos sonhos de quem parte e da esperança de quem fica. Sucesso de público e de crítica, a montagem recebeu 19 indicações em 2013 e foi vencedora do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA, Shell e Aplauso Brasil, na categoria Melhor Dramaturgo, e do Qualidade Brasil de Melhor Direção. 
Autoria e direção: Kiko Marques | Elenco: Alejandra Sampaio, Kiko Marques, Marcelo Diaz, Marcelo Laham, Marcelo Marotti, Marco Aurélio Campos, Maurício de Barros, Patrícia Gordo, Rose de Oliveira, Tatiana de Marca e Virgínia Buckowski | Participação especial: Walter Portella | Elenco stand-in: Paulo Olyva, Willians Mezzacapa | Direção musical e trilha sonora original: UMANTO | Direção de produção: Leopoldo De Léo Jr. | Direção e confecção de bonecos: Grupo Sobrevento | Cenário e figurino: Chris Aizner | Iluminação: Alessandra Domingues | Operação de luz: Adriana Dham, Caroline Veiga | Assistência musical: Milena Gasparetti | Músicos: Tadeu Mallaman e Bruno Menegatti | Assistência de direção: Milena Gasparetti e Paula Ravache | Assistência de direção de produção: Adriana Florence | Fotografia: Ligia Jardim | Fotografias de festivais: Maringas Maciel | Documentarista: Nelson Rodrigues (Balangandã Filmes) | Assessoria de Imprensa: Morente Forte | Produção da Velha Companhia: Alejandra Sampaio, Patricia Gordo e Virgínia Buckowski 

Dias 7 e 8 de maio, quinta e sexta-feira, às 20h
Palavra de Mulher, dirigido por Fernando Cardoso
Com Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Tânia Alves
Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 90 min
Gênero: show musical teatralizado, adulto
Poucos compositores escreveram sobre o universo feminino com tanta emoção e verdade como Chico Buarque de Hollanda. Recriando com objetos cênicos e adereços um clima de cabaré, com muito suingue, paixão e sensibilidade, esse espetáculo feito por mulheres – atrizes, cantoras e intérpretes – homenageia, ao mesmo tempo, Chico Buarque, consagrado artista brasileiro que acaba de completar 70 anos, e o teatro musical. Virgínia Rosa, Tânia Alves e Lucinha Lins dividem o palco dando vida a algumas das imortais personagens femininas do grande compositor popular em canções eternizadas, tais como Tatuagem, O Meu Amor, Folhetim, Sob Medida, Terezinha, Tango de Nancy, À Flor da Pele e Pedaço de Mim
Direção geral: Fernando Cardoso | Elenco: Virgínia Rosa, Tânia Alves e Lucinha Lins | Direção musical: Ogair Junior | Direção de movimento: Alex Neural | Direção de produção: Fernando Cardoso e Roberto Monteiro | Cenografia: Fernando Cardoso | Iluminação: Wagner Freire | Figurino: Elenco e Claudio Tovar | Músicas: Ogair Junior ou João Cristal (piano e acordeom), Robertinho Carvalho (contrabaixo), Ramon Montagner (bateria e percussão) | Operação de som: Kiko Carbone | Operação de luz: Jerfesson Bessa | Contrarregragem: Agilson dos Santos e Mauro Felix | Camareira: Gisele Pereira | Assistência de arte: Jáder de Souza | Assistência de produção: Vânia Alves e Camila Sartoreli | Fotografia: Ricardo Pimentel | Assessoria de imprensa: Artplural/Fernanda Teixeira | Produção: Mesa 2 Produções | Produção executiva: Elisangela Monteiro

Serviço
Programação Especial SESI-SP 2015
Período: de 5 de março a 8 de maio
Local: SESI Amoreiras – Campinas – Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália
Mais informações: (19) 3772-4100 | caccampinas1@sesisp.org.br
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos na semana do espetáculo na Secretaria Única do SESI Amoreiras, às quartas e quintas, das 8h às 20h; e às sextas e sábados, das 8h às 16h. No dia do espetáculo, duas horas antes da sessão, os ingressos restantes serão distribuídos na entrada do teatro, sem a possibilidade de escolha de lugar.

Nenhum comentário: