Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 5 de março de 2015

Palestra de prevenção às doenças bucais para gestantes e bebês

Visando promover os bons hábitos e conscientizar a população sobre importância de cuidar da saúde bucal para se ter uma melhor qualidade de vida, o programa de ação social da Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas, o SORRIR, promove no próximo dia 20 de março, às 13h45, a palestra Odontologia para gestantes e bebês: o que preciso saber?.

O evento é voltado para as gestantes e busca prevenir as doenças bucais na gestante e bebê. Na palestra serão abordados os cuidados que a gestante deve ter com a sua saúde oral e do bebê, desde o nascimento e como proceder quando nascerem os primeiros dentinhos.

A atividade é gratuita, aberta ao público e acontecerá sede da Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Campinas (ACDC).

Saúde bucal
A doença cárie e as doenças gengivais são causadas principalmente pelo estilo de vida e hábitos diários. O segredo para um sorriso saudável está na escovação correta e em hábitos saudáveis de alimentação.

A gestante pode ser acometida por uma inflamação da gengiva, causada principalmente pela placa bacteriana, que em seu grau mais avançado é chamada de periodontite. Os sintomas são gengiva vermelha, inchada, sensível, podendo chegar a sangrar; a situação afeta o humor, a estética e ainda pode causar dor. A higienização bucal adequada e visitas periódicas ao dentista são fundamentais para a prevenção e tratamento da gengivite que, se não tratada, pode causar o parto prematuro e gerar crianças de baixo peso.

Segundo o Ministério da Saúde, a cárie é o principal problema de saúde bucal no Brasil – o índice de crianças de até 12 anos com cárie é de 56%. A indicação é de que as visitas ao dentista comecem cedo, ainda bebê. Por volta dos seis meses nasce o primeiro dentinho e a mãe deve estar preparada para saber como proceder nessa hora; o indicado é começar cedo a escovação da gengiva e dos primeiros dentinhos assim que nascerem, já que os bebês podem ter cáries, gengivite e problemas de mordida.

Serviço
Palestra: Odontologia para gestantes e bebês: o que preciso saber?
Local: ACDC Campinas - Rua Francisco Bueno Lacerda, 300 – Pq. Itália, Campinas, SP
Data: 20 de março
Horário: às 13h45
Evento gratuito - Vagas limitadas
Inscrições pelo telefone: (19) 3773-8080.

Nenhum comentário: