Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 27 de março de 2015

Inauguração Associação Estância Tordilha

Crédito da foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, participou no dia 7 da inauguração da Associação Estância Tordilha, localizada no Rancho Império, no bairro Recreio Campestre Internacional de Viracopos. A Prefeitura firmou convênio com a associação para o atendimento gratuito de crianças com necessidades especiais e carentes para a prática de Equoterapia.

Durante o evento, a idealizadora da Associação Estância Tordilha, Thais Perez, falou sobre sua experiência de vida, na qual abandonou o mundo corporativo para se dedicar às causas sociais. “Esse centro de Equoterapia é um sonho e mudou minha vida, me deu um novo objetivo, pois meu desejo é ajudar mais as pessoas do que ter um sucesso pessoal. Com esse trabalho consegui mais equilíbrio e tive total apoio da minha família. A nossa missão é melhorar a qualidade de vida dos participantes e ajudar na integração deles com a sociedade. Temos o foco em crianças carentes, que são apadrinhadas por empresários. Quero agradecer a Prefeitura pela parceria, na qual fará a triagem dos participantes”, disse Thais.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais.

O projeto tem como intuito promover e desenvolver a reabilitação das pessoas com necessidades especiais, buscando o aumento da capacidade e potencialidade física, psíquica, educativa e social, tendo em vista a versatilidade e docilidade do cavalo, que é utilizada como recurso terapêutico e como um instrumento de trabalho, com movimentos rítmicos precisos e tridimensionais. Em um ambiente facilitador, a equipe mobiliza o praticante a desenvolver as capacidades adaptativas das funções orgânicas e de interação social através de informações sensoriais. O cavalo é preparado antecipadamente pelo equitador, com os devidos materiais (manta ou sela, com ou sem estribo) dependendo do quadro clínico apresentado e assim definido pelas terapeutas.

Triagem
As pessoas interessadas devem procurar a coordenadora do projeto, Soledad Cristina Orives, na Secretaria de Desenvolvimento e iniciar o processo para participar da Equoterapia. A triagem é feita em parceria com a Secretaria da Família e do Bem Estar Social e Saúde. Inicialmente serão disponibilizadas 10 vagas para a Prefeitura com padrinhos para custeio. O candidato passa por avaliação socioeconômica e médica afirmando estar apto para Equoterapia. Para mais informações ligue (19) 3834-9271 ou escreva para o e-mail desenvolvimento02@indaiatuba.sp.gov.br.

Nenhum comentário: