Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 23 de março de 2015

Grupo Último Tipo lança CD de músicas do espetáculo “O Treco da Pata Choca”

Crédito: Ralf Henz.
O Grupo Último Tipo, de Campinas, realiza o show de lançamento do seu CD infantil O Treco da Pata Choca, na Livraria Fnac do Shopping Parque Dom Pedro, no sábado, dia 28 de março, às 18 horas. O álbum é distribuído pelo selo Kalamata, também de Campinas. O evento é gratuito.

Composto por 10 canções, o CD traz a trilha do espetáculo teatral de mesmo nome, criado em 2009 através do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). As letras falam sobre o ecossistema e a influência do homem sobre ele, segundo a visão dos animais. Na história que o grupo conta, Dona Pata perde seu ovo após uma explosão. Na busca por seu filho ainda na casca, ela encontra outros animais que vivem situações tão complicadas quanto a sua, mas, mesmo assim, eles a ajudam na busca pelo ovo perdido.

As músicas são todas compostas pelo Último Tipo e trazem uma mistura de ritmos e estilos, como jazz, samba, rock, reggae, guarânia, frevo, afoxé e até um desafio ponteado por viola caipira. O CD também teve a participação dos músicos Marcel Rocha, Thibault Delor, Adriano Dias, Fabio Bergamini, Daniel Romaneto, Charbel Barroso, Anselmo Henrique, Magrão (Roberto Peres) e João Arruda.

Sobre o Grupo Último Tipo
Com uma trajetória bem sucedida, o Grupo Último Tipo, criado em Goiânia há 25 anos e radicado em Campinas há 17, já soma um extenso repertório de peças que misturam música e teatro de forma inusitada e poética. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo, que tem seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo frequentemente espetáculos de rua e apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.

Acompanhados por um violão e percussão, Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito e Velú Carvalho têm nos arranjos vocais sua base. A percussão inclui instrumentos musicais inusitados, como espátula de pedreiro, suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê e chaves velhas, entre outros. O grupo tem como referências musicais o Grupo Rumo, Arrigo Barnabé, Mutantes, Premeditando o Breque, Itamar Assumpção e Hermeto Pascoal, entre tantos outros.

Os figurinos exóticos e os cenários são confeccionados com materiais recicláveis, como cartões telefônicos, garrafas pet, discos de vinil e tudo o que a criatividade permitir, o que se tornou uma marca do grupo em seus 25 anos de existência.

O Último Tipo já se apresentou em 10 estados, em mais de 100 cidades diferentes, em espaços como teatros municipais, centros culturais, escolas públicas, festivais, além de diversas unidades de SESC e SESI.

Hoje, tem 10 espetáculos em seu repertório, sendo 6 infantis, 3 adultos e um de Carnaval, para todas as idades. Em toda a sua trajetória já montou 25 espetáculos, gravou um CD e um DVD. O grupo já ganhou mais de 30 prêmios com diversos espetáculos, músicas e clipes, além de ter sido contemplado com fundos de investimento municipais e patrocínios de diversas empresas.

Sobre a Kalamata
Kalamata é um selo independente criado pela produtora Direção Cultura Produções, em 2005, para registrar o trabalho de talentosos intérpretes, compositores e arranjadores brasileiros, que atuam principalmente nos segmentos de música instrumental, clássica e MPB. Seu nome é uma homenagem à cidade litorânea do sul da Grécia. A empresa realiza a sua própria distribuição e coloca à disposição do consumidor todos os seus títulos no site www.kalamata.com.br.

Sobre a Direção Cultura
A produtora cultural localizada em Campinas (SP) se dedica à idealização e execução de soluções culturais por meio da apresentação e gestão de projetos aprovados nas leis de incentivo fiscal, editais ou de patrocínio direto. Tem o objetivo de expandir o mercado cultural como agente transformador da sociedade, tornando-se referência nacional e internacional. Para mais informações, www.direcaocultura.com.br.

Serviço
Lançamento do CD O Treco da Pata Choca
Local: Livraria Fnac - Shopping Parque Dom Pedro - Rodovia D. Pedro I, km 137 – Campinas – SP
Data: 28/03 (sábado)
Horário: 18h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Realização: Selo Kalamata e Direção Cultura – 15 anos
Preço sugerido do CD: R$25,00.

Nenhum comentário: