Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 2 de março de 2015

Estação Guanabara recebe mostra "Há velhos amigos, que em silêncio, tomam chá no porão"

Nova mostra, que busca provocar reflexão sobre carreira artística, chega à Estação Guanabara. Com curadoria compartilhada entre o artista plástico Genivaldo Amorim e Fabio Cerqueira, a exposição Há velhos amigos, que em silêncio, tomam chá no porão conta com participação de 11 artistas de Campinas, Valinhos e Vinhedo com longa e solidificada carreira nas artes visuais.

A proposta da curadoria é provocar uma reflexão sobre a evolução do trabalho dos artistas ao longo de sua carreira através da apresentação de obras de relevância histórica para os participantes, mas que hoje podem se mostrar “estranhas” quando comparadas com a produção atual de cada um.

A abertura da exposição, que acontece no dia 3 de março a partir das 20h, contará com performance de Cecília Stelini, que resgata objetos artísticos do início de sua carreira para sua produção contemporânea. Além da performance, o trio Subindo a Ladeira dará o tom musical ao evento com repertório de obras de Chiquinha Gonzaga. Fazendo referência ao mês da mulher, o trio se apresenta como parte do Projeto Moldura Musical, cujo objetivo é integrar as expressões artísticas das artes visuais e da música.

Genivaldo Amorim, idealizador da exposição, conta que há "alguns meses atrás, durante uma arrumação em casa, reencontrei um trabalho meu, uma tela, feita em 1995. Já fazia muito tempo que eu não via o trabalho e esse reencontro teve um certo ar de estranhamento; era um trabalho meu, eu tinha certeza de tê-lo feito, mas havia um distanciamento entre nós”. O reencontro, no entanto, o inspirou a organizar essa exposição. Para o curador Fabio Cerqueira, a mostra se apresenta como “uma oportunidade única de apreciar um acervo de obras que há tempos não são expostas, e que representam uma época em que a região de Campinas respirava arte”.

Além de Cecília Stelini, participam da exposição os artistas Ana Almeida, Ana Massara, Dimas Garcia, Genivaldo Amorim, Jerci Maccari, Mário Gravem Borges, Miro Bampa, Nadir da Costa, Noboru e Vera Ferro.

Exposição Há velhos amigos, que em silêncio, tomam chá no porão
Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo – Campinas/ SP
Abertura: 3 de março, 20h
Visitação: 4 a 27 de março
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: