Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 26 de março de 2015

Empresas israelenses apresentam tecnologias em dessalinização, saneamento e irrigação em Indaiatuba

O Consórcio PCJ, em parceria com a Missão Econômica de Israel em São Paulo, promoverá na próxima quinta-feira, dia 26 de março, no Hotel Vitória, em Indaiatuba (SP), encontro para apresentar as novidades tecnológicas de Israel para dessalinização, saneamento e irrigação. No total, 12 empresas trarão o que há de mais moderno em gestão da água para ser apresentado aos municípios, empresas e concessionárias de abastecimento das Bacias PCJ.

O evento se iniciará às 9h com a apresentação das empresas israelenses sobre as tecnologias em dessalinização, tratamento de água, irrigação, tratamento de efluentes e combate às perdas hídricas. Após essa explanação, será feita uma rodada de negócios com os presentes com o objetivo de viabilizar parcerias e contratos futuros que possam trazer melhorias para a gestão de recursos hídricos na nossa região. Para conhecer as empresas que irão participar da rodada, confira a apresentação no link: https://files.acrobat.com/a/preview/35166aeb-5b2e-4283-bf2e-90e5d0d472f6.

A abertura do encontro será realizada pelo presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, pelo cônsul para assuntos econômicos de Israel em São Paulo, Boaz Albaranes e pelo vice-presidente da Autoridade Israelense de Água , Abraham Tenne. Cerca de 60 pessoas já confirmaram presença no evento.

A tecnologia israelense utilizada para dessalinização tem sido muito comentada nos últimos meses devido à crise hídrica e a necessidade de busca novas fontes para o abastecimento. O Consórcio PCJ elaborou um estudo preliminar sobre a possibilidade de construir uma usina de dessalinização em Bertioga, litoral norte de São Paulo e, através de adutoras, levar essa água ao Sistema Cantareira e, assim, atender uma população de 14,5 milhões de habitantes (parte da Grande São Paulo mais as Bacias PCJ); porém, o seu custo tem sido uma das justificativas às dificuldades financeiras para sua implantação no Brasil. Segundo o cônsul israelense, a atualização tecnológica tem permitido a redução desses valores. “Atualmente, o custo de dessalinização está em torno de US$0,50 ou R$1,50 no câmbio atual”, afirmou Albaranes.

O evento Soluções de Água Israelenses – Brasil é aberto a toda a imprensa, sendo necessária a confirmação de presença pelo e-mail imprensa@agua.org.br.

Nenhum comentário: