Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Projeto leva dança contemporânea amazonense ao público de Campinas

Foto: Suane Melo.
A Cia. de Intérpretes Independentes, de Manaus (AM), contemplada com o prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna/2013, em turnê por várias cidades do país, chega a Campinas com o projeto Circulando com a Memória, de 25 a 27 de fevereiro. O projeto consiste em duas apresentações do espetáculo A Vida começa pela memória, além de atividades formativas. As atividades, com entrada gratuita, serão realizadas na Unicamp.
O espetáculo, décima terceira montagem do grupo, com concepção cênica de Ricardo Risuenho, aborda a relação que o homem estabelece com a memória a partir da estética do fotógrafo Jan Saudek. Um dos artistas tchecos mais conhecidos e admirados no ocidente, Saudek emprega em suas imagens uma estética surrealista muito peculiar, que mistura sonho e realidade, transformando fotografias em pinturas.
O projeto compreende oficina, palestra e mesa redonda ministrada por Ricardo Risuenho, diretor do espetáculo, acerca da pesquisa desenvolvida pela companhia sobre a movimentação dos membros superiores e visa didaticamente atingir além do público em geral, alunos e docentes dos cursos de dança.

Cia. Intérpretes Independentes
A Cia. de Intérpretes Independentes, dirigida pelo coreógrafo Ricardo Risuenho, foi criada em 2003, em Manaus (AM), com a denominação de Risuenho Cia. de Dança, a partir de um processo de pesquisa sobre o movimento dos membros superiores, que caracterizaria seu percurso, fornecendo-lhe uma linguagem estética específica. Com este objetivo, a companhia desenvolveu uma técnica de dança em linguagem contemporânea para preparação física de seus intérpretes, pautada no padrão de movimentação fundamentado na biomecânica dos membros superiores, resultado da pesquisa de Risuenho sobre esta região corporal utilizando os conceitos da Cinesiologia.
Seu repertório é constituído por produções como: Mulheres de Macbeth (2003), Ilha da ira (2004), Ruídos da solidão (2004/05), Origem (2006/07/10), Homem de Barro (2008), (2009), Com Shakespeare na Rua (2011) e A Cruz e a Moça e Bella (2012).
A Cia. de Intérpretes Independentes foi contemplada com Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna em cinco edições.

Ficha Técnica
Encenação Coreográfica: Ricardo Risuenho
Elenco: Anna Raphaella Costa/Ricardo Risuenho
Cenografia: Ricardo Risuenho/Nelson Magli/Divan Fernandes
Figurino: Luís Ferreira/Ricardo Risuenho
Operação de Som: Gisa Almeida
Iluminação: Nelson Magli
Cenotécnico: Nelson Magli
Produção Geral: Gisa Almeida

Serviço
Espetáculo A Vida Começa pela Memória
Local: Casa do Lago (Unicamp​) – Sala de Cinema
26/02 (quinta)- 18h30
27/02 (sexta) – 12h30
Entrada Gratuita

Oficina/palestra/mesa-redonda
Local: Departamento de Artes Corporais da ​​Unicamp – Sala 1
25/02/ (quarta)
14h às 16h
Oficina: Técnica de MMS (Movimentos dos Membros Superiores) – Com Ricardo ​Risuenho
16h15 às 18h
Palestra: No Volver dos braços da Criação, reflexões sobre os processos de criação e a pesquisa de movimento da Cia. de Intérpretes Independentes – Ricardo​ ​Risuenho
Mesa -Redonda - Processos de Criação: Dança X Cenografia, Iluminação e ​ ​Figurino. Com Ricardo Risuenho
Todas as atividades têm entrada gratuita.

Nenhum comentário: