Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Prefeito recebe obra que homenageia Acrísio de Camargo

Os filhos de Acrísio de Camargo, Elisabete Amparo de Camargo 
José Jesus Motta de Camargo, entregam o quadro do poeta ao prefeito 
Reinaldo Nogueira. 
Foto: Adriana Panzini – SCS/PMI.
O prefeito Reinaldo Nogueira recebeu nesta segunda (9) em seu gabinete na Prefeitura de Indaiatuba a doação de um quadro que retrata o pintor e poeta Acrísio de Camargo, autor da letra do Hino de Indaiatuba e personalidade histórica de destaque na cidade. A obra é de autoria da artista plástica Elisabete Amparo de Camargo, filha do poeta que, em conjunto com os irmãos José Jesus Motta de Camargo, Benedito Motta de Camargo e Siocar de Camargo, resolveu contemplar o município com a representação artística do ilustre morador. A peça ficará exposta no foyer da Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei.
Com anos de extensa produção artística, Elisabete conta que o quadro foi elaborado inicialmente para uma exposição realizada em 2011 na Fundação Pró-Memória, organizada pelo presidente da instituição Antônio Reginaldo Geiss. “Enviamos a obra juntamente com outras pinturas, manuscritos e objetos que ajudavam a contar um pouco da trajetória de meu pai. Após o encerramento da mostra, achamos que o melhor seria se ficasse com a Prefeitura Municipal, para que compusesse o acervo histórico da cidade”, destaca. “Ficamos muito felizes em saber que será alocada na sala que leva seu nome, para apreciação pública; será uma bela homenagem”, finaliza Elisabete.
Nascido em 1899 em Jundiaí, Acrísio de Camargo morou em Indaiatuba, onde iniciou os estudos. Trabalhou como farmacêutico, mas foi nas artes que ganhou maior notoriedade, dedicando-se à poesia sertaneja, à pintura, folclore, teatro e radialismo. Escreveu comédias teatrais, inúmeros poemas e pintou mais de 100 quadros. O Hino de Indaiatuba, com letra de Acrísio de Camargo e melodia de Nabor Pires de Camargo, foi elaborado em 1930 a pedido do major Alfredo Camargo da Fonseca, prefeito de Indaiatuba na ocasião em que foi comemorado o 1º centenário de Elevação de Indaiatuba a Freguesia. A contribuição do poeta para o desenvolvimento cultural do município também é lembrada com a realização do Prêmio Literário Acrísio de Camargo, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura, que já está em sua décima edição e que estimula a literatura ao destacar as melhores poesias, contos e crônicas escritas pelos indaiatubanos.

Nenhum comentário: