Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Mutirão da Acenbi é antecipado para receber clínica internacional de beisebol

João Yamate, presidente da Acenbi: reflexo do espirito associativo.
Foto: divulgação.
A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) realizou, no último domingo (dia 1º de fevereiro), um mutirão de limpeza e manutenção em sua sede de campo.
Participaram da ação coletiva cerca de 100 pessoas de todas as idades. Segundo o presidente da Acenbi, João Yamate, o evento reflete o espírito associativo característico da cultura nipo-brasileira, que cultiva o trabalho coletivo e voluntário. “São convocadas todas as famílias de associados para ajudar nesse dia”, explica. “Por isso, podemos contar com a colaboração de crianças e idosos também.”
Durante o mutirão, foram realizadas tarefas como pintura de muros, poda de árvores, capinagem e roçagem de mato e manutenção do campo de beisebol. Os reparos no torii (espécie de portão feito de madeira e um dos símbolos mais conhecidos da cultura japonesa) exigiram grande esforço por parte dos voluntários.

Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba
“Adiantamos a data do mutirão nesse ano para preparar o local para a I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, que acontece a partir do dia 13 de fevereiro”, revela João Yamate. Ele explica ainda que o trabalho coletivo representa também uma forma de encontro de confraternização entre os associados.
De acordo com Massao Kanesaki, idealizador da Clínica, as manutenções feitas durante o mutirão no Centro Esportivo visam também melhorar a estrutura para receber os participantes e os visitantes durante o evento. “Foram feitos reparos para atender às exigências feitas pela Major League Baseball (MLB)”, explica ele.
“O campo de beisebol da Acenbi está preparado para receber a parte prática da clínica”, assegura Kanesaki. O evento, que está sendo organizado em parceria com a prefeitura de Indaiatuba, Confederação Brasileira de Beisebol (CBBS) e Consulado Americano de São Paulo, vai utilizar também as instalações do Ginásio de Esportes e do Ciaei.
A I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba será ministrada por instrutores renomados da MLB, entre os dias 13 e 22 de fevereiro, a atletas, técnicos e professores de educação física da rede municipal. A organização do evento divulgará mais informações nos próximos dias.

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba (Região Metropolitana de Campinas), a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.
As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br.

Nenhum comentário: