Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Grupo Os Geraldos oferece espetáculos e oficinas teatrais com entrada gratuita

Divulgação.
O grupo Os Geraldos, de Campinas, promove nos dias 28 de fevereiro e 1º de março sua 3ª Jornada Teatral, com programação voltada tanto a atores e produtores de grupos teatrais em formação como ao público em geral. Todos os eventos serão realizados na sede do grupo, um antigo casarão restaurado da Nova Campinas e terão entrada gratuita.
Abrindo a programação, no sábado (28), das 10h30 às 12h, será realizada a palestra O que é ler e o que você pode ganhar com isso, que trata da questão fundamental sobre a atividade da leitura: afinal, o que se deve esperar de uma leitura? A palestra será ministrada por Thomaz Perroni, ator do Grupo Tempo e graduado na Unicamp.
Ainda na tarde de sábado, serão realizadas a oficina teatral Princípios da Improvisação Teatral, das 14h às 16h e a palestra Procedimentos de Gestão de Grupo, das 16h30 às 18h.
A oficina pretende identificar e abordar os princípios básicos da improvisação teatral através da realização de jogos e situações propostas para improvisar e será ministrada pela atriz Maíra Hérissé, integrante do grupo Os Geraldos, graduada pela Unicamp e arte-educadora há 10 anos.
A palestra Procedimentos de Gestão de Grupo procura capacitar artistas e produtores culturais a gerenciar estrategicamente suas produções e investimentos artísticos, desenvolvendo e aplicando planos de negócio. O objetivo da palestra, que será ministrada pelos atores-produtores Carolina Delduque e Douglas Novais, é compartilhar alguns fundamentos que dêem base para a formação de liderança de equipes criativas, com sustentabilidade econômica.
Na noite do sábado, a Dupla Companhia irá apresentar, às 20h, o espetáculo Atenção, respeitável público, no qual Madame Poatrine (Aline Olmos) e Begônia (Fernanda Jannuzzelli) apresentam esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense de picadeiro. A consagrada dupla cômica “Branco e Augusto” serve como ponto de partida para as relações criadas entre as duas palhaças que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, divertem e encantam espectadores de todas as idades.
No domingo (1), a programação tem sequência, das 14h às 16h, com a oficina O corpo em cena que pretende abordar o trabalho corporal do ator em cena por meio de trabalho técnico, jogos, improvisações e reflexão sobre a prática, com objetivo de mapear princípios fundamentais para o desenvolvimento do jogo cênico e da ação física, tais como níveis de energia, equilíbrio, desequilíbrio e impulso, entre outros. Será ministrada pela atriz Marina Milito, também integrante do grupo, mestre pela Unicamp e arte-educadora há 7 anos.
Encerrando os eventos, Roberto Mallet, ator e coordenador do Grupo Tempo e professor da graduação da Unicamp, apresenta, às 20h, a aula-espetáculo O EX-COVARDE – Um retrato de Nelson Rodrigues, no qual nos apresenta um retrato falado do escritor através da leitura de trechos das suas confissões e de comentários sobre sua obra.
A 3ª Jornada Teatral marca o início do período de matrículas do Curso de Formação de Atores, que terá sua primeira turma em 2015, com a realização de um projeto aprovado pela Lei Rouanet. Com mensalidade muito abaixo do que se observa no mercado e oferta de bolsas de estudo a alunos de baixa renda, o curso trará uma proposta pedagógica inédita em Campinas e região, ao oferecer disciplinas, de interpretação à gestão cultural, que convergem para uma formação do ator dentro dos parâmetros da economia criativa. Os procedimentos referentes à formação e profissionalização do ator vivenciados pelo grupo em sua trajetória são o ponto de partida para uma orientação técnico-poética que, por ser calcada na realidade da cultura do nosso país, pode instrumentalizar a gestão do próprio fazer artístico.

Serviço
Dia 28/02 (sábado)
Das 10h30 às 12h: Palestra O que é ler e o que você pode ganhar com isso
Das 14h às 16h: Oficina Princípios da Improvisação Teatral
Das 16h30 às 18h: Palestra Procedimentos de Gestão de Grupo
Às 20h: Espetáculo Atenção, respeitável público

Dia 01/03 (domingo)
Das 14h às 16h: Oficina O corpo em cena
Às 20h: Aula-espetáculo O EX-COVARDE – Um retrato de Nelson Rodrigues.

Mais informações: (19) 3327-1605 www.osgeraldos.com.br.

Nenhum comentário: