Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Faculdades de Educação e Saúde do Ceunsp arrecadam mais de 800 litros de leite em ação de volta às aulas

Divulgação.
Estudantes das Faculdades de Educação e de Saúde e Ciências da Vida do Ceunsp arrecadaram mais de 800 litros de leite, que foram repassados a três entidades beneficentes de Itu: Lar Escola Santo Inácio, Creche “Lar André Luiz” e o Centro de Educação Madre Teodora.

A campanha, que teve início no dia 6 de fevereiro e seguiu até o dia 20 com a entrega do material, foi um das ações do projeto Os melhores anos de suas vidas, desenvolvido pelas faculdades. Segundo o diretor Marcel Cardozo, o objetivo do projeto é receber os novos alunos de forma acolhedora. “Para desmontar  o conceito ultrapassado e violento do trote, desenvolvemos ações de orientação para a vida acadêmica, iniciando pela responsabilidade social desses futuros profissionais”, afirma.

Foram realizadas também dinâmicas e atividades de apresentação visando integrar e orientar o novo acadêmico, com a participação dos mais de 100 professores que integram as duas faculdades, funcionários e também os veteranos. O curso de Pedagogia, por exemplo, promoveu um “bota-fora” destinado aos alunos que estão se formando e um “bota-dentro” para os novos alunos, que consistiu na apresentação das boas experiências do curso.

Já os estudantes de Enfermagem desenvolveram a integração com seus calouros promovendo uma campanha de prevenção à AIDS, com o apoio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas da Prefeitura de Itu. A iniciativa, realizada nas duas primeiras semanas de aula, antes do Carnaval, teve um alcance aproximado de 3 mil acadêmicos dos campi I e II, que receberam preservativos e folhetos de orientação.

Outra iniciativa foi a semana de atividades promovida pelo curso de Psicologia, que buscou discutir e integrar o recém-chegado nas questões que envolvem a área. A proposta foi marcada por orientações, discussões, dinâmicas e debates que aproximaram o jovem universitário ao contexto profissional contemporâneo.

O projeto segue promovendo a integração das turmas através das redes sociais, tendo como ponto de partida a página do Campus I no Facebook (www.facebook.com/campusIceunsp). “Visamos, com essa ação, integrar os alunos através das mídias sociais e, ao mesmo tempo, incentivar a constituição de vínculos e favorecer a aprendizagem colaborativa”, aponta o professor Marcel.

Nenhum comentário: