Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

E a Banda Redonda mais uma vez pede passagem

Os fundadores da Banda Redonda Carlão e o saudoso Chico de Assis.
Foto: Jeferson Pancieri.
A banda mais tradicional de São Paulo faz a abertura da semana carnavalesca na cidade. Fundada por Carlos Costa (Carlão), Plínio Marcos, Chico de Assis, Oswaldo Mendes, Luiz Carlos Parreira, Aldo Bueno, Henrique Lisboa (Taubaté), atores do Teatro de Arena, jornalistas, músicos, artistas e boêmios que frequentavam o bar e restaurante Redondo, a Banda Redonda pede passagem e coloca os foliões e sambistas nas ruas no dia 9 de fevereiro. A banda começa a se arrumar (ou se desarrumar) em frente ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet (na Rua Theodoro Baima, 94, esquinas da Rua da Consolação com Av. Ipiranga). A concentração será 19h e a saída do desfile 21h. Durante a concentração haverá o aquecimento com o Carlão, General da Banda de SP e a entrega do Troféu Banda Redonda para personalidades que fazem a diferença na cultura, artes, comunicação e no esporte. Os homenageados deste ano são Adriano Diogo (Presidente da Comissão da Verdade do estado de São Paulo Wladimir Herzog), Dulce Muniz (atriz e diretora de teatro), Julio Calasso (Ator, documentarista e diretor de cinema), Marilu Cabañas (Jornalista), Wilson Martins Poit (Presidente da SPTuris) e este ano, pela primeira vez na história da Banda, o troféu será entregue a uma peça de teatro: Insubmissas, de Oswaldo Mendes, em cartaz no Teatro de Arena, que comemora seus 60 anos. Todo ano há a participação da Corte do Samba Paulista, na concentração, com o Rei Momo, a Rainha e as princesas do carnaval. A apresentação fica por conta do grande defensor do samba e do carnaval Moisés da Rocha, do programa O Samba pede passagem. A porta estandarte e rainha da Banda é a bailarina Dan Sonora.
Veja um vídeo sobre a Banda: http://www.youtube.com/watch?v=bzy3sjZhcPk (Artver).  

“Nossa gente é essa aí: atores, jornalistas, boêmios, artistas do cinema, televisão sambistas, pintores, gente da noite, do dia, da madrugada e de todas as horas, enfim, gente que cultua a nossa cultura popular” (Carlão)

Vários artistas e convidados especiais sempre participam da concentração da Banda, entre eles, os atores de teatro, cinema e TV Analy Alvarez, Antonio Petrin, Cris Fontana, Gésio Amadeu, Graça Berman, Humberto Magnani, João Acaiabe, Luiz Serra, Oswaldo Mendes, Paulo Hesse, Regina Braga e Tadeu Di Pietro. Também marcam presença César Vieira (dramaturgo e diretor de teatro), Castor Fernandez (fotógrafo e amigo de Plínio Marcos), Chico Pinheiro, (jornalista), Emilio Fontana (diretor e professor de teatro, cinema e TV), Oswaldo Mendes (jornalista, ator, diretor de teatro e escritor) e Raimundo José (cantor e músico), entre outros.
Personalidades do meio cultural, artístico e esportivo, que já receberam o troféu Banda Redonda: Alaíde Costa, Analy Alvarez, Ari Toledo, Audálio Dantas, Bárbara Bruno, Caio Luiz de Carvalho, Carlos Cortez, Chico de Assis, Chico Pinheiro, Claudia Mello, Denis Derkian, Dr. Demetrio Hossne, Doutor Sócrates, Dr. Davi Serson, Dráuzio Varella, Emilio Fontana, Esther Góes, Etty Frazer, Gabriela Rabello, Helena Ignez, Inezita Barroso, Ítalo Cardoso, Ivan Giannini, João Acaiabe, João Batista de Andrade, José Renato Pécora, Lauro César Muniz, Ligia Cortez, Maria Alcina, Netinho de Paula, Osmar Santos, Oswaldo Mendes, Paulo Goulart, Dr. Paulo Meneghini, Paulo Vanzolini, Plínio Marcos, Raquel Trindade – A Kambinda, Regina Braga, Regina Echeverria, Renato Borghi, Renato Consorte, Serafim Costa Almeida, Sérgio Mamberti, Silvia Vinhas, Sindicato dos jornalistas Profissionais do Estado de SP, Tadeu di Pietro, Téo Azevedo e Walderez de Barros, entre outros.
Para animar os foliões, a banda conta com um belo time de intérpretes: Aldo Bueno, Douglas Franco, Germano Mathias, Jandir, João Borba, João Pedro, Mazinho do Salgueiro e Silvio Modesto, que serão acompanhados pela Banda Musical do Fumaça com mais de 30 integrantes, apresentando tradicionais marchinhas e sambas do carnaval brasileiro.  

Banda Redonda – A mais antiga do centro da cidade de São Paulo
Concentração em frente ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Rua Teodoro Baima, 94 – Consolação
Dia 9 de fevereiro, segunda-feira, concentração 19h / Entrega dos troféus 20h / saída 21h – Grátis
Informações: Edson Lima: (11) 3739-0208 / 95030-5577 / Teatro de Arena: 3256-9463 / China: 97676-2340
Assessoria de Comunicação e Imprensa: Edson Lima / O Autor na Praça
Roteiro: Ruas Theodoro Baima, da Consolação, Xavier de Toledo, Teatro Municipal, Rua Cons. Crispiniano, Largo do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga e Praça da República, regressando ao Teatro de Arena e encerrando o desfile com músicas do verdadeiro carnaval de rua.

Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco “Banda Redonda”
Presidente: Carlão – O General da Banda de SP / Organização: China (11) 97676-2340
Patrocínio: Prefeitura da cidade de São Paulo / SPTuris - São Paulo Turismo, Abasp – Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo e Skol/Ambev. Apoio: O Autor na Praça. Saiba mais: www.oautornapraca.com.br/bandaredonda. Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=bzy3sjZhcPk.

Nenhum comentário: