Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prefeitura apresenta instalações ampliadas do Centro de Zoonoses

Na foto, o vereador Antonio Sposito Jr., o prefeito Reinaldo Nogueira, o
presidente da Câmara, Luiz Alberto Pereira, o secretário municipal de
Urbanismo, José Carlos Selone e o vereador Massao Kanesaki.
Foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.
O prefeito Reinaldo Nogueira reuniu a imprensa na manhã de quarta-feira (21) para apresentar as novas instalações do Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses depois da obra de ampliação do prédio. O objetivo da obra foi melhorar os serviços e ampliar o atendimento que é realizado no local. Durante a apresentação, o prefeito e o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, anunciaram que também serão construídos mais dois gatis no local e uma área de recreação e de sol para filhotes.
Com a ampliação, o Centro de Reabilitação ganhou duas salas cirúrgicas para castração de cães e gatos, uma nova sala para pós-operatório e uma sala para esterilização de equipamentos. A parte do canil também foi reformada e o prédio todo passou por uma manutenção geral.
Durante a apresentação à imprensa, Reinaldo Nogueira lembrou que desde a inauguração, em abril de 2009, as melhorias nas instalações do Centro de Reabilitação não pararam. “Fizemos várias reformas, sempre com o objetivo de melhorar os serviços. Nosso trabalho vem sendo feito em parceria com o Conselho e as entidades protetoras de animais e essa união tem dado um bom resultado. Não temos que medir forças; temos que somar forças para conseguirmos nossos objetivos”, ressalta.
Além das cirurgias de castração que são oferecidas gratuitamente pelo município, o prefeito lembrou que desde fevereiro do ano passado o Centro começou a implantação de um chip de identificação em todos os animais atendidos. “Agora estamos estudando a possibilidade de também ampliarmos a chipagem para animais particulares, mediante a cobrança de uma taxa. Esse dinheiro seria revertido a um Fundo que seria administrado pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais”, comentou Reinaldo Nogueira.
O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, reforçou que essas melhorias do serviço resultaram do diálogo aberto pelo município com as entidades protetoras de animais. “Nos aproximamos desses grupos, ampliamos o relacionamento da administração pública com as entidades protetoras e, juntos, estamos buscando cada vez mais melhorias, sempre tendo o bem estar do animal como foco”, resume Selone.
O presidente do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais, Carlos Roberto Beggo, também participou da apresentação das novas instalações do Centro de Reabilitação e ressaltou que nunca o trabalho de proteção aos animais teve tanto apoio da administração pública.  

Melhorias
As novas salas cirúrgicas possibilitaram dobrar o número de cirurgias de castração que são realizadas no local. Antes da ampliação, eram realizadas diariamente 15 cirurgias e apenas um veterinário trabalhava no local. Hoje, são realizadas 30 castrações por dia, com dois veterinários.
A reforma e ampliação durou cerca de quatro meses e foi concluída no final de outubro de 2014. A obra foi executada por equipes da Secretaria de Obras e Vias Públicas e da própria Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, que é responsável pela administração do Centro. 
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses foi inaugurado em abril de 2009 em um prédio localizado na Rua Safira, 120, no Distrito Industrial. O serviço mantido pelo Centro tem a proposta de recolher animais machucados que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes, prestar os cuidados necessários e encaminhar os animais para novos lares.
Poucos meses depois de inaugurado, também em 2009, o Centro iniciou o programa de castrações gratuitas de cães e gatos em parceria com as associações de proteção a animais, sendo que três delas permanecem até hoje: a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), União Protetora dos Animais de Rua de Indaiatuba (UPAR) e Grupo de Amigos em Prol dos Animais (GAPA).
Os procedimentos são realizados por veterinários e para ter acesso ao serviço as famílias passam por uma triagem, não podendo ter renda superior a dois salários mínimos. Além do agendamento da cirurgia no local, as entidades também fazem o cadastro de famílias interessadas e encaminham à Secretaria para o agendamento das castrações. A cada semana uma entidade é responsável por selecionar os animais que são encaminhados para a cirurgia. Em 2014 foram realizadas 2.380 castrações, sendo 758 gatas, 539 gatos, 774 cadelas e 309 cães.
Há dois anos, o Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses já havia passado por uma ampliação. Na ocasião foram construídas baias para animais em quarentena, novas baias para recreação e antiestresse e construção de um espaço para recreação e banho de sol voltado aos filhotes.

Nenhum comentário: