Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Alimentos detox na eliminação de toxinas após festas

Foto: divulgação.
Com tantas opções de comidas e bebidas em períodos festivos, é fácil deixar a disciplina de lado e exagerar no consumo de opções mais calóricas e gordurosas. Mas, passada a euforia e estabelecidas as metas para 2015, é hora de eliminar as toxinas do organismo com uma alimentação detox em benefício da saúde. O segredo está em ajustar a dieta, selecionando alimentos frescos e saudáveis para garantir o equilíbrio do organismo.
De acordo com a nutricionista Daísa Pinhal, do Oba Hortifruti, o cardápio para retomar o bom funcionamento do corpo precisa conter frutas, verduras, legumes, carnes magras, cereais, oleaginosas, sementes e muito líquido, sempre com alimentos naturais e frescos. “Chás e sucos verdes, como os com couve, pera, pepino, clorofila e espinafre, são opções refrescantes e que permitem diversas combinações entre frutas, verduras e legumes. Os carboidratos também são fundamentais e, na hora de escolher, prefira os integrais, que ajudam muito no processo digestivo e saciam o apetite”, explica.
A sobrecarga de toxinas no corpo provoca sintomas como cansaço excessivo, dificuldade de digestão, insônia, retenção de líquido, dores de cabeça, problemas de concentração, mau funcionamento do intestino, excesso se gases e dificuldade para perder peso, interferindo no bem-estar e na disposição. Optar por uma alimentação detox faz o organismo retomar os nutrientes de que necessita e garantir o equilíbrio na saúde.

Confira benefícios de alguns alimentos desintoxicantes:
- Frutas e legumes: atuam como antioxidantes, impedindo a formação dos radicais livres, nocivos ao organismo
- Chás e sucos: possuem poder de hidratação, que ajuda na eliminação de toxinas
- Água de coco: possui alto poder de hidratação, melhorando o funcionamento dos rins
- Alimentos integrais: ajudam na eliminação das toxinas por meio das fezes e reduzem o inchaço
- Grãos: possuem ácidos graxos e ômega 3, que são anti-inflamatórios
- Oleaginosas: possuem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Sugestões de receitas detox práticas:
Suco verde de couve com pera: bata no liquidificador com um pouco de água 1 pepino, 5 folhas de couve, 8 talos de aipo, 1 pera e suco de limão.
Sopa de abóbora, quinua em farelo e gengibre ralado: cozinhe1 abóbora paulista e ½ cenoura com 400ml de caldo de frango até amolecer. Bata todo o conteúdo no liquidificador e, se necessário, passe por uma peneira. Coloque a sopa de volta à panela até ferver. Para finalizar, desligue o fogo e acrescente ½ colher de café de gengibre ralado.
Salada de folhas com frango ao óleo de linhaça: corte 100g de peito de frango em cubinhos e tempere com sal e pimenta a gosto. Passe os cubinhos no ovo batido e, em seguida, passe-os em uma mistura de farinha de linhaça, gergelim e amêndoas trituradas. Coloque os cubinhos em uma assadeira untada com óleo de linhaça e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C. Enquanto isso, em uma saladeira, faça uma camada de folhas de alface americana, alface roxa e agrião e sobre elas, arrume os tomatinhos cereja cortados ao meio. Para finalizar arrume os cubinhos de frango sobre as folhas e tempere com limão, óleo de linhaça, salsinha e sal a gosto.

Nenhum comentário: