Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

SESI Campinas apresenta ‘Mozart para Sempre’

Foto: Richard Bromberg.
O SESI Campinas Amoreiras apresenta o show Mozart para Sempre, em apresentação gratuita da Cia. Scena Incanto, no dia 5 de dezembro, às 20h. O espetáculo tem caráter didático e visa aproximar o público do universo da música erudita.
Para homenagear o mestre, a Cia. Scena Incanto apresenta o recital com algumas das mais famosas canções, duetos e árias desse gênio, cantadas e encenadas pela soprano Fernanda K Soifer e pela mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, acompanhadas ao piano pelo maestro Ilso Muner. A narração do tenor Richard Bromberg revela facetas pouco conhecidas da personalidade de Mozart, que nunca teve o seu talento reconhecido em vida.
Com apenas cinco anos de idade, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) já dedilhava o cravo e compunha sua primeira obra, o Minueto em Sol Maior; aos seis, se apresentou em recitais para a corte imperial em Viena; aos oito, em Londres, estudou com o mestre Johann Christian Bach e, aos nove, compôs sua primeira sinfonia. O prodígio engrenou a carreira musical mais espetacular de todos os tempos. Ainda que tenha vivido somente 35 anos, compôs 600 obras, entre elas, sonatas para piano, concertos para piano e orquestra, óperas, réquiens e missas de coroação.

A Cia. Scena Incanto
A companhia apresenta-se em recitais temáticos desde 2005, quando estreou A Broadway de Ouro no teatro Arthur Rubinstein. Logo outros concertos se seguiram, como Uma viagem pelo mundo da ópera, Ópera na Cidade Luz – árias francesas e Brasil, uma história em canção.
Idealizada originalmente pela soprano Fernanda K Soifer em conjunto com o maestro Ilso Muner, a Cia. tem a proposta de formatar concertos didáticos que visam aproximar o público em geral do universo erudito.

Ficha Técnica
Direção musical, regência e piano: Ilso Muner | Soprano: Fernanda K Soifer | Mezzo-soprano:Ana Lucia Benedetti | Narrador-tenor: Richard Bromberg

Fernanda K Soifer
Soprano lírico, recebeu aulas de canto de mestres como Leila Farah, Adélia Issa, Isabel e Benito Maresca, Luisa Gianinni, Laura de Souza e Eli Soares. Estreou nos palcos em 2002 no musical A Noviça Rebelde como Lieslie, a filha mais velha do capitão Von Trapp, sob a regência do maestro uruguaio León Halégua. Por convite da soprano Adélia Issa, em 2013, apresentou-se no Barcelona Festival of Song, um festival que congrega cantores de diversos países cujo enfoque são canções de arte criadas por compositores da América Latina.

Ana Lucia Benedetti
A mezzo-soprano debutou como Lola em Cavalleria Rusticana no Theatro S. Pedro em 2009, sob regência de E. Patarra. Destacou-se também nas produções Un Ballo in Maschera de G. Verdi (Ulrica, 2013); Le Domino Noir de D. Auber (Jacinthe e Ursule, 2009); Le convenienze ed inconvenienze teatrali – Viva la Mamma! de G. Donizetti (Dorothea Frescopane, 2008) e Orfeu no Inferno – a paródia de J. Offenbach (Juno, 2007), entre outros.
Venceu o 1º lugar no 9º Concurso de Canto Maria Callas (2009), o prêmio Melhor Voz Feminina no IV Concurso Estímulo para Cantores Líricos Carlos Gomes (2011) e 3º lugar no Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão (2011). Além disso, foi finalista do VI Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira (2004).

Richard Bromberg
O narrador tenor estreou nos palcos em ciclo de recitais com os espetáculos O Carnaval dos Animais e Nos bastidores da Orquestra, sob a regência do maestro Daniel Cornejo, ao lado da Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo (OFIJ) na Sala São Paulo, no SESC Vila Mariana, no Theatro São Pedro e no Auditório Claudio Santoro (Festival de Inverno de Campos do Jordão).
Durante dez anos, foi integrante do coral litúrgico da Congregação Israelita Paulista (CIP), onde ainda atua também como Chazan (cantor litúrgico).

Ilso Muner
O diretor musical, maestro e pianista vem se dedicando ao trabalho musical há mais de 30 anos. Foi premiado nos mais importantes concursos pianísticos do Brasil, entre eles: Sonata Bethoven (Santos), Jovens Instrumentistas (Piracicaba), Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, Compositores Brasileiros (Osvaldo Lacerda) e Alfredo Messina (Faculdade Marcelo Tupinambá), entre outros. Atua frequentemente como solista, camerista e regente nas programações das principais salas de concertos do país, entre elas MASP, Mozarteum do Brasil, Teatro Municipal de São Paulo, SESI-SP, Centro Cultural São Paulo, Cacilda Becker, IBAM, Pró-Arte do Rio de Janeiro, SESC Pompéia, Pátio do Colégio de São Paulo e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Serviço
Local: Teatro do SESI Campinas – Amoreiras : Av. das Amoreiras, 450, Pq. Itália, Campinas
Data e horário: 5 de dezembro, às 20h
Duração: 60 min
Capacidade: 366 lugares e 08 para cadeirantes
Classificação indicativa: livre
Gênero: Erudito
Informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos na semana do espetáculo na Secretária Única do SESI Campinas Amoreiras às quartas e quintas, das 8h às 20h e às sextas e sábados das 8h às 16h.
No dia do espetáculo, duas horas antes da sessão, os ingressos restantes serão distribuídos na entrada do teatro, sem a possibilidade de escolha de lugar.

Nenhum comentário: