Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Fibras ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e na redução do colesterol

Para uma alimentação saudável e completa, as fibras devem fazer parte do cardápio diariamente. Essenciais para o bom funcionamento do organismo, elas integram o grupo de carboidratos que não são digeridos nem absorvidos e, por isso, permanecem mais tempo no estômago, proporcionando a sensação de saciedade.
“Por essa razão, os alimentos ricos em fibras são muito indicados para quem quer emagrecer. Além disso, eles promovem a liberação mais lenta e constante da glicose, ajudando a regular os níveis no sangue”, explica a nutricionista Daísa Pinhal, da rede Oba Hortifruti.
As fibras se dividem em dois grupos: solúveis e insolúveis. O primeiro, como o próprio nome diz, é solúvel em água, absorvendo-a e se transformando em um gel que ajuda a eliminar gordura das artérias.
Já as fibras insolúveis não absorvem água e, por isso, são muito indicadas para auxiliar no bom funcionamento do sistema gastrointestinal. “Para ter esses benefícios, é preciso incluir alimentos como frutas, verduras, pães e arroz integrais na dieta diariamente”, alerta Daísa.

Alimentos ricos em fibras
Cereais e sementes: chia, a linhaça, aveia, entre outros, são muito ricos em fibras e podem ser consumidos das mais variadas formas, como em iogurtes, frutas e até mesmo saladas.
Frutas: poderosas fontes de fibras, elas também são ricas em vitaminas e sais minerais essenciais ao organismo. Auxiliam no desenvolvimento do organismo e na manutenção da saúde.
Soja: rica em fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e substâncias que ajudam a amenizar os efeitos da menopausa.
Alimentos integrais: ricos em fibras insolúveis e insolúveis que reduzem a absorção de gordura pelo organismo, ajudando na perda de peso.

Receitas:
Bolo de banana e cacau com fibras
Ingredientes:
3 bananas amassadas
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de farelo de aveia
½ xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 pitada de canela
1 colher (sopa) de chocolate solúvel em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar
Modo de preparo: Na batedeira, coloque a banana, os ovos, o açúcar, o farelo e a água e bata bem. Aos poucos, junte a farinha, a canela, o chocolate e o fermento. Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe farinha; leve ao forno médio por 40 minutos, até que o bolo asse. Sirva.

Suco de morango, laranja e hortelã com fibras
Ingredientes
1 xícara (chá) de morangos
1 copo (100ml) de suco de laranja
1 copo (100ml) de água
1 colher (sobremesa) de sementes de linhaça
5 folhas de hortelã
Modo de preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva gelado.

Sobre o Oba Hortifruti
Com experiência de 35 anos, a rede especializada em hortifruti vai além de oferecer aos seus clientes produtos excelentes no que se refere à qualidade, variedade e atendimento. Prioriza, em cada unidade, o tratamento diferenciado, exclusivo e cuidados com o consumidor. Ao longo do tempo, o Oba tornou-se referência, sendo fonte de informação para quem procura bons hábitos alimentares e esportivos, pois acredita que uma alimentação saudável e saborosa é a base para uma vida com mais prazer.
Atualmente, possui 40 lojas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, com área de venda aproximada a 22 mil m². São mais de 12 mil itens, sendo 300 só no setor de hortifruti e ainda 280 tipos de produtos pré-lavados. Conta com os setores de: frutas, verduras e legumes, pré-lavados, açougue, mercearia, frios e laticínios, adega, peixaria, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante.
www.redeoba.com.br

Nenhum comentário: