Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 11 de novembro de 2014

XI Feverestival: inscrições abertas para grupos de todo o país

Com mais de 60 atrações em 15 dias de intensa maratona cultural, o XI Feverestival (Festival Internacional de Teatro de Campinas), que será realizado de 31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2015, chega com novidade: o edital para chamamento de espetáculos de todo o país, com inscrições abertas desde segunda-feira (10/11), até 3 de dezembro, no site www.feverestival.com.br.
O regulamento, também disponível na página eletrônica, prevê quatro categorias: espetáculo adulto (3 selecionados), espetáculo infantil (2), espetáculo de rua (3) e cenas curtas (12). Nesta última categoria podem se inscrever cenas teatrais, cenas de dança, números musicais ou circenses, contação de história, narrações, instalações, intervenções performáticas etc., com duração de no máximo 15 minutos.
“A abertura de edital – já realizado em edições anteriores, com exceção da 10ª, que foi uma edição comemorativa –, possibilita que o festival atinja seu principal objetivo, que é de fomentar e divulgar trabalhos de teatro realizados por grupos de pesquisa, tanto de coletivos já solidificados no mercado quanto de novos artistas”, afirmam as diretoras do Feverestival Cynthia Margareth e Érika Cunha.
Esta edição traz como fio condutor o motivo Cenários Compartilhados, com uma programação que procura levantar discussões sobre a relação entre o homem e as fronteiras sociais, políticas, culturais e artísticas, tornando o festival mais permeável e interdisciplinar com outras áreas do saber artístico e do conhecimento filosófico e científico. “Dentro da temática, nossa proposta é romper barreiras físicas e virtuais para criar um festival de múltiplas linguagens – teatro, dança, circo, performance, fotografia, grafite e artes visuais”, definem as diretoras.
Os espetáculos inscritos serão analisados e escolhidos por uma curadoria composta por dois representantes do Núcleo Feverestival, um representante do SESC-SP e mais quatro curadores convidados.
A escolha será feita conforme os critérios de qualidade artística, coerência da proposta com os princípios e características do evento e da temática proposta pelo festival e viabilidade da proposta segundo as possibilidades técnicas.
Os espetáculos selecionados receberão um cachê/ajuda de custo de R$4.500,00 e as cenas curtas, R$700,00, para viabilizar a participação no Feverestival.
O resultado será conhecido no dia 16 de dezembro/2014 no site www.feverestival.com.br.

Diálogo cultural
O núcleo de organizadores e curadores preparou a programação do festival partindo do desejo de estimular jovens artistas-criadores de estabelecer oportunidades de convívio e de criar um público diferenciado para as artes. “Esses desejos fazem do Feverestival um evento inovador, singular e de extremo sucesso”, destacam as diretoras, lembrando que a maior motivação é o “diálogo cultural na cidade reforçando os encontros artísticos que motivam sua realização desde a primeira edição”.
As intervenções irão acontecer em mais de 20 locais diferentes, diversos espaços culturais de Campinas e também locais inusitados em bairros centrais e periféricos, terminais urbanos, aeroporto, rodoviária, pontos de ônibus, ruas, entre outros. A expectativa é de atingir mais de 40 mil espectadores.
O Feverestival prevê ainda a realização de cursos práticos e teóricos, com inscrições abertas ainda neste ano. As informações estão disponíveis no site.
Essa é a primeira edição que o estival é contemplado nos editais públicos estadual (ProAC) e municipal (FICC), além de manter a parceria com o SESC e a Prefeitura Municipal de Campinas.

Nenhum comentário: