Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

SESI Campinas apresenta o grupo Pitanga em Pé de Amora

Foto: divulgação.
Do samba ao choro, passando por baiões, xotes, toadas, valsas, canções e marchinhas: o grupo Pitanga em Pé de Amora sobe ao palco do Teatro do SESI Campinas Amoreiras no próximo dia 7 de novembro, sexta, às 20h. Com repertório totalmente autoral, o quinteto paulistano apresenta músicas de seu primeiro disco, homônimo e canções inéditas. A entrada é gratuita.
Formado por cinco amigos, todos multi-instrumentistas, Pitanga em Pé de Amora faz suas apresentações sempre com espontaneidade e improviso. Inspirados por artistas como Paulinho da Viola, Pixinguinha, Mônica Salmaso, Guinga e Paulo César Pinheiro, sua sonoridade é sofisticada e mistura estilos populares e tradicionais com discursos jazzísticos e de vanguarda. Músicas alegres, românticas, ritmadas e melódicas alternam-se tanto quanto os integrantes da banda trocam de instrumentos entre eles no palco, revelando o verdadeiro espírito de coletivo artístico do quinteto. O show transita do alegre ao introspectivo, com arranjos e composições elaborados de forma colaborativa. Sua música agrada, ao mesmo tempo, os ouvidos mais críticos e os corações populares e busca a sinergia entre música e arte.
O Pitanga iniciou sua trajetória no segundo semestre de 2008, quando começou a se apresentar na cidade de São Paulo, em casas do circuito da MPB. Foi no Espaço Cachuera!, estúdio de São Paulo, que o grupo gravou o seu primeiro disco, em dezembro de 2010. Disponível para download integral e gratuito na Internet em janeiro do ano seguinte, o disco chegou às lojas físicas em maio. O Pitanga em Pé de Amora já foi convidado a se apresentar em programas de TV como o Altas Horas, de Serginho Groismann e o Som Brasil, ambos da Rede Globo; o Sr. Brasil, de Rolando Boldrin e o programa Ensaio, de Fernando Faro – os dois na TV Cultura. Na internet, o grupo continuou ativo, com mais de 20 mil downloads do disco no site próprio.

Ficha Técnica
Clarinete, flautas e sax: Angelo Ursini
Violão de sete cordas, guitarra e voz: Daniel Altman
Violão e voz: Diego Casas
Percussão e voz: Flora Poppovic
Trompete, violão e voz: Gabriel Setúbal

Serviço
SESI Música Popular – Pitanga em Pé de Amora
Local: Teatro do SESI Campinas Amoreiras - Av. das Amoreiras, 450, Pq. Itália, Campinas
Data e horário: 7 de novembro , sexta , às 20h
Duração: 75 minutos
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Classificação indicativa: livre
Gênero: música popular
Mais informações: (19) 3772-4100
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos na semana do espetáculo na Secretária Única do SESI Campinas Amoreiras às quartas e quintas, das 8h às 20h e às sextas e sábados das 8h às 16h.
No dia do espetáculo, duas horas antes da sessão, os ingressos restantes serão distribuídos na entrada do teatro, sem a possibilidade de escolha de lugar.

Nenhum comentário: