Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Autor na Praça promove eventos em homenagem a Plínio Marcos

Plínio Marcos na abertura do projeto O Autor na Praça. Foto de Freda Maia.
Há 15 anos (19/11/99), Plínio Marcos “viajou fora do combinado”, como diz seu amigo Rolando Boldrin e, para celebrar a vida e a arte deste grande dramaturgo e escritor, O Autor na Praça, em parceria com a Balada Literária e o Departamento de Bibliotecas do Município de São Paulo, realiza dois eventos na cidade de São Paulo.
No dia 21 de novembro, sexta-feira, haverá uma leitura aberta de sua peça Balada de um Palhaço na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros. Os convidados para esta leitura são os intrépidos palhaços Clerouak e Paulo Federal.
No dia 22 de novembro sábado, acontecerá o Sarau das Quebradas do Mundaréu, no Espaço Plínio Marcos (tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros). Plínio Marcos é o padrinho do projeto O Autor na Praça, que começou com ele em maio de 1999; por isso, a tenda onde acontece o projeto há 15 anos leva seu nome: Espaço Plínio Marcos.

Sobre a leitura
Parte da trajetória na pesquisa da linguagem do palhaço iniciada pelos dois artistas no início de 1990 e na continuidade dessas trocas artísticas mesmo após seguirem seus projetos pessoais. O convite do projeto O Autor na Praça mais uma vez vem chamar esses palhaços a mergulharem no universo marginal da obra de Plinio Marcos. A releitura da peça pretende exatamente revisitar o texto de extrema importância no cenário teatral do final dos anos 1980, ressaltando sua atualidade no que diz respeito às relações humanas desses dois personagens Menelão e Bobo Plin.
Direção, concepção e atuação: Clerouak e Paulo Federal
Produção, realização e divulgação: O Autor na Praça, Edson Lima e a dupla de palhaços.
Saiba mais sobre Plínio Marcos no website oficial: www.pliniomarcos.com ou https://www.facebook.com/facePlinioMarcos?fref=ts.  

Sobre Clerouak
O palhaço e músico Clerouak traz no sangue suas aptidões com as artes: neto de Capitão de Congado Mineiro e palhaço de circo, ele vem pesquisando a linguagem dos palhaços e se apresentando há mais de quinze anos. Começou trabalhando em festas e eventos e, em seguida, desenvolveu um trabalho em dupla, quando fundou o Sarau dos Charles, posteriormente transformado num trio – com a chegada de Paulo Federal (o palhaço Adão), se apresentavam em teatros e nas ruas de diversas cidades brasileiras. Em 1998, "Os Charles" como eram conhecidos, foram contemplados com o prêmio jornada SESC. Em 2001 o grupo iniciou suas pesquisas em torno da cultura popular brasileira, como o Grupo de Cavalo Marinho Boi Marinho, dirigido por Helder Vasconcelos. Em 2003, gravou o seu CD de músicas étnicas Música do Quarto Mundo, onde pesquisou a musicalidade de diferentes culturas do mundo, entre elas a música árabe, o blues e ritmos tradicionais brasileiros. Em 2004, iniciou seus trabalhos com a também palhaça e musicista Maria Lulú Azul. Além de sua trajetória unindo a música com o palhaço Clerouak, teve participações curiosas na história da música, participando da banda punk Garotos Podres, onde gravou, em 1993, o disco Canções para Ninar. No cinema, atuou no filme Carandiru, com direção de Hector Babenco. Saiba mais:   www.facebook.com/clerouak.palhaco.

Sobre Paulo Federal
Iniciou a carreira como palhaço em 1996, atuando nas ruas. Trabalhou com Cristiane Paoli Quito e Gabriel Guimard, com quem fundou a Cia. Megamini. Foi integrante do trio Os Charles & Cia, apresentando o Sarau dos Charles em vários pontos da cidade. Foi professor na Casa do Teatro durante cinco anos. É desenhista de estórias em quadrinhos e, na carreira solo do palhaço Adão, desenvolve um projeto de contação de estórias. Em parceria com Danilo Dal Farra (palhaço Gastão), atua no espetáculo de rua A rOda. É palhaço-atleta, árbitro e cenógrafo do espetáculo Jogando no Quintal – Jogo de Improvisação de Palhaços. https://www.facebook.com/paulo.c.gomesmartins.  

Leitura aberta da peça Balada de um Palhaço, de Plínio Marcos
Dia 21 de novembro de 2014, sexta-feira, às 20h – Entrada Gratuita.
Auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima – Telefone: (11) 3082-5023
Av. Henrique Schaumann, 777 (Esq. Rua Cardeal Arcoverde) – Pinheiros, SP.
Realização: O Autor na Praça, Balada Literária 2014 e Departamento de Bibliotecas do Município de São Paulo. Apoio: O Cantinho Português, Evandro Lima e Mayara Lima.
Informações: Edson Lima – (11) 3739-0208 / 95030-5577.

Sobre o evento no Espaço Plínio Marcos:
Dia 22 de novembro, sábado, 13h
Na programação da Balada Literária 2014, haverá uma homenagem a Edson Lima, criador e coordenador do Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto onde acontece há 15 anos o projeto O Autor na Praça, que começou com o Plínio Marcos em maio de 1999 com o lançamento de uma nova edição do livro Querô – uma reportagem maldita. A homenagem estende aos parceiros fundadores do projeto O Autor na Praça Fred Maia, Marcelo Max, Mouzar Benedito e outros parceiros que incentivam o projeto.
  
Dia 22 de novembro, sábado, 15h
Sarau nas Quebradas do Mundaréu
O Autor na Praça, em parceria com a Balada Literária, promove no Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto), das 13 às 18h, o Sarau das Quebradas do Mundaréu, celebrando a vida e a arte de Plínio Marcos, com leituras, depoimentos e apresentações com a presença de Carlos Costa (Carlão, amigo de Plínio), Céli Nunes (Atriz), D’Ollynda (artista plástico), Edson Lima (O Autor na Praça), Isadora Ferrite (atriz, integra o elenco de Abajur Lilás), Julio Calasso (diretor do filme Plinio Marcos nas Quebradas do Mundáreu), Junior Lopes (cartunista), Oswaldo Mendes (ator, autor do livro Bendito Maldito – Biografia de Plínio Marcos), os palhaços Clerouak e Paulo Federal, Ricardo Silva (poeta), Ronaldo “Magrão” Belotti (músico e educador) e outros convidados.

Nenhum comentário: