Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Nipo sedia Torneio Circuito das Frutas dias 22 e 23

A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) sedia nesse final de semana (dias 22 e 23 de novembro) o Torneio Circuito das Frutas para a categoria Pré-Infantil (9 e 10 anos). A competição acontece no seu Centro Esportivo, localizado na Rua Chile, 689, Vila Castelo Branco, das 8h30 às 15h00.
Além de Indaiatuba, o Torneio conta com as seguintes equipes convidadas: Atibaia, Cooper Clube, Gecebs, Gigantes, Mirandópolis, Mogi das Cruzes e Nippon Blue Jays.
De acordo com o diretor do Departamento de Beisebol e Softbol da Acenbi, Ney Sato, o torneio tem entrada franca para o público em geral. “Essa é uma ótima oportunidade para se conhecer o esporte”, destaca.

Imigrantes japoneses
O beisebol foi introduzido no Brasil pelos imigrantes japoneses que começaram a chegar a partir do início do século 20. Nos primeiros tempos, o esporte era praticamente restrito às colônias japonesas.
Hoje, o beisebol faz parte dos inúmeros esportes amadores praticados em nosso país. “Poucas pessoas sabem que existem mais de 200 equipes de beisebol no Brasil”, explica Sato. “Temos jogadores brasileiros atuando nas maiores ligas mundiais". Segundo Sato, Indaiatuba é uma cidade que vem se destacando no beisebol ao longo dos anos e conquistando respeito em todas as competições de que participa.  

Sobre a Acenbi
Sediada em Indaiatuba, a Acenbi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, na Rua Chile, a Acenbi conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na Rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.
As atividades da Acenbi são abertas a todos os interessados. Veja mais detalhes no website da entidade: www.acenbi.org.br.

Nenhum comentário: