Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Martina Marana lança o primeiro CD, ‘Correnteza de Ar’, no Almanaque Café

Crédito da foto: Ana Dourado.
Com a levada do samba e o vozeirão peculiar, a cantora e compositora Martina Marana faz sua estreia no mercado fonográfico com o álbum Correnteza de Ar, que será lançado no bar/restaurante Almanaque Café, em Campinas, no próximo dia 27. A entrada é gratuita.
O repertório, com arranjos fortemente influenciados pela música de Hermeto Pascoal, une o universo da canção à linguagem da música instrumental brasileira em ritmos que vão do maracatu ao chamamé. Com arranjos e direção musical do pianista André Marques, o disco conta também com um arranjo do trompetista Diego Garbin e um de João Paulo Gonçalves. No CD e nos shows, Martina Marana é acompanhada pelo grupo Noneto de Casa e de Fabio Augustinis (percussão).
O CD traz 12 composições – algumas autorais de Martina e outras da nova safra de autores da MPB, residentes em Campinas, Valinhos, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “Há apenas uma música do Eduardo Gudin e uma do Nenê baterista, que já são uma geração anterior a minha”, destaca a cantora.
Sobre a seleção do repertório, Martina revela: “Primeiro surgiu o tema Correnteza de Ar, que vem de uma frase da música Canção Eólia, do compositor Rodrigo Duarte, com letra de minha autoria”.  A partir daí, “por coincidência, percebi que as primeiras músicas falavam dos elementos água (correnteza) e ar”.
Martina decidiu levar a sugestão do acaso a sério: todas as músicas do disco apresentam essa temática ou, ao menos, uma palavra que remeta ao tema. “Outra coincidência foi que estreitei minha relação com esses elementos quando comecei a praticar maratona aquática no mar. Além disso, um dos letristas me lembrou: tenho o mar no meu nome”, destaca.
Em janeiro de 2015, o show que dá nome ao disco fará o encerramento do festival Jazz a la Calle, em Mercedes (Uruguai).

A cantora
Formada em canto popular pelo Conservatório de Tatuí e pós-graduada na área de trilhas sonoras e musicais pela Unicamp, estudou arranjo com Cláudio Leal Ferreira e improvisação com o pianista André Marques (grupo Hermeto Pascoal). Atualmente é aluna de canto de Izabel Padovani.
Martina participou como backing vocal na gravação do DVD do compositor e sambista paulistano Guilherme Lacerda. Com o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, viajou pelo Estado de São Paulo com o show Circuladô. É professora de musicalização infantil, canto popular e regente de corais infanto-juvenis. Já gravou dois CDs de música infantil Canções do coração III e Recantigas, trabalhando como arranjadora, violonista, cantora e percussionista.
Seu trabalho de voz e violão apresenta canções da Bossa Nova, samba e MPB dos anos 50 a 80, de compositores como Chico Buarque, Cartola, Tom Jobim, João Bosco, Gilberto Gil, dentre outros.  

Noneto de Casa
Formado por músicos que estudam ou trabalham no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, o grupo se reuniu no final de 2010 com o intuito de proporcionar um espaço para a produção instrumental. Ao longo de 2011, pesquisou e criou seu repertório autoral.
Em consequência da diversidade de formação de seus integrantes, o grupo tem como principal característica a multiplicidade de experiências, que se reflete claramente em suas obras e na maneira como conduzem o grupo, através da direção coletiva. Suas principais referências são Maria Schneider, Moacir Santos, Dave Holland e Banda Mantiqueira.
O Noneto de Casa participou de diversos festivais e eventos ao longo de 2012, entre eles, o Painel Instrumental 2012 de Tatuí, fazendo a abertura do show de Hermeto Pascoal e Grupo; do 1º Festival Grandes Bandas no Almanaque Café em Campinas; do Femucic – Mostra de Música Cidade Canção no SESC Maringá-PR; do Projeto Sorocaba em Cena realizado pelo SESI de Sorocaba; do 2º FICA – Festival Itajubense de Cultura e Arte 2012 em Itajubá-Mg; do 13º FEIA – Festival do Instituto de Arte da Unicamp.
Em 2013 se apresentou no 7º Encontro Internacional Jazz a la Calle no Uruguai, onde também ministrou um workshop e no 10º Brasil Instrumental, no CEU Perus em SP.
O Almanaque fica na Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, em Barão Geraldo, Campinas; o telefone é (19) 3249-0014 e o site, http://www.almanaquecafe.com.br.

Nenhum comentário: