Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Indaiatuba integra Novembro Azul com simpósio e ações na praça Prudente de Morais

Indaiatuba integrará o Novembro Azul, que é um mês dedicado a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A Secretaria da Saúde está programou para o próximo dia 21, das 9h às 12h, no auditório da Prefeitura, um Simpósio da Saúde do Homem. Serão quatro palestras: Como envelhecer com Saúde, com o médico geriatra Marcelo Caldeira; Câncer de Próstata, com o médico José Carlos Motta Filho; Drogas e Tabagismo, com a psicóloga Rosangela Soquete e Doenças Infectocontagiosas, com a médica infectologista Silmara Garcia.
A Secretaria de Saúde, em parceria com a ONG Mais Vida, promoverá no dia 27, das 9h às 14h, na praça Prudente de Morais, orientações diversas aos interessados em saber a respeito das formas de prevenção das doenças que podem acometer os homens. Todas as unidades básicas de saúde também estarão oferecendo orientações referentes à saúde dos homens; basta procurar a unidade referência do bairro. São de extrema importância a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças.

Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina e cultivo da saúde do homem, entre outros.

Nenhum comentário: