Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Curta-metragem dos alunos da Secretaria de Cultura na Revirada Cultural

Estreia de curta metragem Última Página, da oficina de roteiro, está entre
as atrações. Foto: divulgação
O curta-metragem Última Página, produzido pelos alunos da oficina gratuita de roteiro da Secretaria Municipal de Cultura, é uma das atrações da 5ª edição da Revirada Cultural RMC, no próximo dia 28, a partir das 20h, no Casarão Cultural Pau Preto. Ministrada por Marcos Otero em junho, a oficina teve uma carga horária de 30 horas e abordou conhecimentos teóricos e práticos para a elaboração de um roteiro de filme, finalizando com a execução do curta-metragem. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com os autores Letícia Marques, Sergio Eduardo Del Corso e Robson Fernandes (roteiro), Ingrid Amanda (arte), Matheus Henrique (produção) e Erika Domingos (atriz no papel principal).
O curta aborda a história de um escritor francês, Gauthier Tissot, que após a morte da esposa, não encontra inspiração para escrever. Decide então fazer uma viagem de trem e acaba conhecendo a jovem Nathalie, com quem se identifica pelos conflitos internos e ambos escrevem uma nova página em suas vidas. A entrada é gratuita. Informações: (19) 3894-1867.
Marcos Otero atua na área independente há 17 anos e já realizou mais de 40 filmes, entre curtas, documentários e o longa-metragem Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro. De acordo com o diretor, o conteúdo da oficina ministrada na Secretaria de Cultura está dentro das tendências do mercado. “Não é apenas a tecnologia que avança a cada nova produção, a escrita do cinema, o roteiro na sua forma técnica. E o roteirista tem obrigação de conhecer esse avanço do seu ofício, ainda que, é claro, essa evolução não aconteça com a mesma velocidade que a tecnologia, mas deve seguir os padrões comerciais”, afirma Otero, que também é roteirista e script doctor em mais de 50 roteiros.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Cultura possui 26 oficinas culturais gratuitas permanentes, com inscrições a cada início de semestre, que reúnem mais de 2.500 alunos de várias faixas etárias, inclusive da terceira idade. Em complemento, realiza ao longo do ano uma série de workshops, também com entrada franca, como o de roteiro com Marcos Otero, em áreas artísticas diversas como fotografia, cinema, música e literatura, entre outras.
A Revirada Cultural RMC, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e realização da Câmara Temática de Cultura da Região Metropolitana de Campinas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como objetivo oferecer à população uma mostra de diferentes expressões culturais apresentadas por artistas locais. Confira a programação:

Programação Indaiatuba – 5ª Revirada Cultural RMC
28 de novembro – sexta-feira às 20h – Casarão Pau Preto
Exibição do curta-metragem Última Página

29 de novembro – sábado – Praça Dom Pedro II
9h – Orquestra de Viola Caipira da Secretaria Municipal de Cultura
10h – Peça O Desejo de Catirina – Cia. Os Itinerantes - Sinopse: Inspirado na lenda do Auto do Bumba Meu Boi, o espetáculo mistura em seu enredo drama e comédia, em uma fusão de teatro, dança, música e poesia. Na história, Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais famoso da fazenda, obrigando Chico, seu marido, a pegar o boi do patrão e o colocando em um dilema. Como é o primeiro filho, Chico satisfaz seu desejo, mas quando descobre o sumiço do boi de estimação, o patrão obriga-o a trazê-lo de volta, promovendo depois grande festa para celebrar seu retorno e o nascimento da criança.
Direção: Gilson César
Elenco: Aládia Cintra, Danyel Simim Mautinho e Vanessa Viotte
Sonoplastia: Isaur Marcos
Classificação etária livre
Duração 55 minutos
11h – A Velha Arte do Samba
O grupo traz o melhor do bom e velho samba, da seresta, do choro, ressaltando os grandes compositores como Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Pixinguinha, Assis Valente, Dorival Caymi, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, salvaguardando a simplicidade natural da boa música de raiz. É integrado por Nelson Fidélis (voz), Rildo Carvalho (violão 7 cordas), Dudu Baradel (cavaco), Mestre Edsinho (surdo e percussão geral), Marcelo Prata (pandeiro e percussão geral) e Adriano Amorim (bandolim).

Nenhum comentário: