Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Ceunsp promove encontro com entidades da região para discutir papel social do centro universitário

Divulgação.
O Ceunsp promoveu no último 12 uma reunião com dez entidades beneficentes da região para discutir o papel social do centro universitário. O encontro, realizado no Auditório Brasital, no campus V, em Salto, faz parte do Projeto Humanismo e Responsabilidade Social (PHRS) desenvolvido desde 2010 pela instituição.
Com o tema O papel social do centro universitário como gerador de reflexões e ações sobre responsabilidade social, cidadania e Terceiro Setor – apresentando projetos e construindo parcerias, a reunião apresentou os objetivos e iniciativas do PHRS, abordou o Terceiro Setor, sua origem, características e papel na sociedade, buscando refletir sofre os atuais desafios, além de promover a interação entre as instituições participantes.
Foi destacada a importância do Terceiro Setor como ferramenta para a sustentabilidade da sociedade, o que ficou evidente nas apresentações de dois grupos de trabalho de estudantes de Logística, que fizeram a imersão no Terceiro Setor. As apresentações demonstraram como o envolvimento desperta os alunos para a realidade que os cerca e os leva para a ação social.
A professora Mirian Vicente, responsável pelo Projeto Humanismo e Responsabilidade Social, aponta que a troca de experiências sobre as práticas do setor ocorrida no evento foi muito enriquecedora, uma vez que cada participante teve oportunidade de descrever sobre o trabalho de sua instituição. “Foram abordadas conquistas e dificuldades de cada uma. Muitos problemas vivenciados pelas entidades são comuns. Portanto, o debate, a troca de ideias é produtiva e auxilia a desbravar o caminho das pedras”, avalia a professora.
Foram apresentadas várias sugestões para a continuidade das parcerias e fortalecimento das ações do PHRS, vislumbrando construir um trabalho cada vez mais prático e efetivo. Entre os compromissos assumidos no encontro estão o de produzir e disseminar informações sobre o que é e o que faz o Terceiro Setor, refletir sobre propostas para melhorar a qualidade e eficiência da gestão de organizações e programas sociais, colaborar para aumentar a base de recursos e a sustentabilidade das organizações da sociedade civil de caráter público e criar condições para o aumento da participação voluntária dos cidadãos. A professora Mirian destaca ainda que a iniciativa da abertura do meio universitário para reflexões sobre as associações da sociedade civil foi intensamente elogiada pelas instituições e a parceria promete muitas realizações.
Participaram do encontro a unidade de Salto da Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (Abrapec), Assistência Vicentina, Lar Frederico Ozanam, Associação Esportiva e Recreativa Divino Salvador de Salto, Associação Filantrópica de Desenvolvimento da Comunidade União Saltense, Conselho Central de Sorocaba da Sociedade de São Vicente de Paulo e, de Indaiatuba, a Associação Beneficente Irmã Dulce (ABID), Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais (Ciaspe), Instituto Henrique da Silva Semente (IHESS) e os Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer (Volacc).

Sobre o Projeto
O principal objetivo do PHRS é estimular o protagonismo social através do trabalho voluntário e das ações da sociedade civil organizada em prol das causas menos favorecidas, atendidas geralmente pelo Terceiro Setor: educação, saúde, assistência, cultura, recreação, como também áreas emergentes, como  ambientalismo, direitos humanos, promoção do voluntariado e formação para a cidadania, entre outros.
O Projeto Humanismo e Responsabilidade Social investe na reflexão acerca das questões da sustentabilidade em geral, sobretudo em seus aspectos humanos – sociais, econômicos, políticos, culturais, éticos e ambientais – motivando ações para a cidadania e a democracia, o respeito às diversidades e minorias, envolvendo as práticas ecologicamente corretas.
Além das leituras e aprofundamentos teóricos, ocorrem discussões em sala de aula, baseadas em estudos de casos e a imersão dos discentes nas instituições do Terceiro Setor, vivências que são relatadas aos colegas através de seminários ao término do semestre e divulgadas pelo blog da disciplina (humanismoceunsp.blogspot.com), prática que propicia a sensibilização, base para a elaboração de atitudes efetivas e transformadoras em todos os âmbitos.

Nenhum comentário: