Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Encontro Cena Livre do SESI-SP traz o tema memória e cidade

Casarão 82: um Voo Urbano (NAC Cidade A. E. Carvalho).
Foto: Martha Dias. 
O SESI-SP apresenta o Encontro Cena Livre 2014 – edição Memória e Cidade, que reúne 21 espetáculos teatrais em quatro municípios do Estado: Araraquara, Campinas Amoreiras, Itapetininga e Rio Claro, de 20 a 30 de novembro. A programação gratuita destaca novas montagens de diversos gêneros – produzidas pelos orientadores de artes cênicas e alunos do módulo Múltiplas Linguagens dos Núcleos de Artes Cênicas (NACs) da instituição.
Neste ano, que contou com inscrições de alunos de todo o Estado de São Paulo, cerca de 450 educandos desenvolveram estudos sobre a memória cultural e histórica de suas cidades. “O objetivo é estimular os participantes a uma reflexão sobre seus próprios ambientes, propondo a busca por algo importante na sua comunidade, que pode ser representado por meio do teatro”, afirma Álvaro Filho, gerente de projetos culturais do SESI-SP.
De acordo com Maristela Teodoro de Sá, analista de projetos culturais da área de Artes Cênicas do SESI-SP, o tema oferece a possibilidade de um rico diálogo da arte com as cidades e seus habitantes. “O tema foi pensado para que os participantes pudessem olhar para o ambiente onde estão; para que cada um pudesse apresentar sua cidade e se ver refletido nela”, complementa Maristela.
Há dois anos, o Módulo Múltiplas Linguagens conta com a assessoria de cinco renomados dramaturgistas egressos do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, coordenado por Marici Salomão. Felipe de Moraes, Alessandro Toller, Murilo de Paula, Gustavo Colombini e Marco Catalão acompanharam os NACs durante todo o ano, ministraram oficinas, participaram de encontros e treinamentos e auxiliaram na pesquisa e na escrita dos textos encenados.
As sessões são seguidas por um bate-papo com os dramaturgistas. A expectativa é de cerca de 5.000 espectadores nos 21 espetáculos previstos para esta edição.
O Cena Livre integra um conjunto de ações artístico-pedagógicas e representa um modelo de excelência e qualidade em cursos livres de teatro no Brasil. “A iniciativa contribui para a participação efetiva da comunidade, dos alunos e de seus familiares, assim como promove a integração, o respeito e a inclusão, marcas da atuação do SESI-SP no fomento às artes”, destaca Álvaro.
Maristela acrescenta ainda que a proposta é a experimentação dos mais diversos elementos da criação teatral para que o aluno possa, ao final do processo, apresentar um resultado artístico completo. “O evento é a oportunidade de unir os NACs de todo o Estado e compartilhar seus espetáculos com os colegas e o público em geral, um momento proveitoso para discutir os processos de aprendizagem, assim como o fazer artístico”, finaliza.

Os Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP
Os Núcleos de Artes Cênicas (NACs) do SESI-SP realizam atividades gratuitas de difusão cultural e ações pedagógicas de iniciação teatral por meio dos cursos livres promovidos anualmente. Os NACs estão localizados em 22 unidades do SESI-SP na capital e no interior do Estado. O programa, criado em 1987, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes e colaborar com o exercício da cidadania – especialmente pela expansão de ideias que a produção artística proporciona.
Confira as peças que integram o projeto Cena Livre 2014:

Casarão 82: um Voo Urbano (NAC Cidade A. E. Carvalho) – Duração: 60 minutos / Não recomendado para menores de 10 anos
Os Ditos Sujos (NAC Araraquara) – Duração: 50 minutos / Não recomendado para menores de 14 anos
A Senda e a Quimera (NAC Birigui) – Duração: 60 minutos / Livre para todos os públicos
Agô, Licença para Contar (NAC Campinas Amoreiras) – Duração: 60 minutos / Não recomendado para menores de 12 anos
Não Passasse aqui e Era Nada (NAC Franca) – Duração: 60 minutos / Não recomendado para menores de 10 anos
Contos de Amores Esquecidos (NAC Itapetininga) – Duração: 70 minutos / Não recomendado para menores de 14 anos
Vilamar (NAC Marília) – Duração:40 minutos / Livre para todos os públicos
Estação Cidade (NAC Mauá) – Duração: 60 minutos / Livre para todos os públicos
Belle Époque (NAC Mogi das Cruzes) – Duração: 65 minutos / Não recomendado para menores de 16 anos
Ariedaval (NAC Osasco) – Duração: 45 minutos / Livre para todos os públicos
Que História É Esta? (NAC Piracicaba) – Duração: 50 minutos / Livre para todos os públicos
Pedro ou A Triste História sobre como um Escravo Livre Ascendeu à Santidade (NAC Ribeirão Preto) – Duração: 90 minutos / Não recomendado para menores de 14 anos
Claustrum (NAC Rio Claro) – Duração:60 minutos / Não recomendado para menores de 14 anos
A Outra Margem (NAC São José do Rio Preto) – Duração: 45 minutos / Não recomendado para menores de 16 anos
Fragmentos de um Perímetro Poético, Urbano e Censurado (NAC Santo André) – Duração: 60 minutos / Não recomendado para menores de 12 anos
Rio dos Santos Inocentes (NAC Santos) – Duração: 60 minutos / Não recomendado para menores de 12 anos
Greve. Ação... Fusca Azul! (NAC São Bernardo do Campo) – Duração: 55 minutos / Livre para todos os públicos
Memória dos Micuins (NAC São José dos Campos) – Duração: 80 minutos / Não recomendado para menores de 12 anos
Terra dos Aflitos (NAC Vila das Mercês) – Duração: 60 minutos / Não recomendado para menores de 12 anos
299 – Uma História que Passa pelo Real mas É Totalmente Ficcional (NAC Vila Leopoldina) – Duração: 60 minutos / Não recomendado para menores de 16 anos
OBS: Os espetáculos destacados em vermelho são os apresentados na Unidade Campinas Amoreiras.

Serviço
Encontro Cena Livre 2014 – edição Memória e Cidade
Período do evento: de 20 a 30 de novembro
Locais: Araraquara: (16) 3337-3100 | Campinas Amoreiras: (19) 3772-4184 | Itapetininga: (15) 3275-7949 | Rio Claro: (19) 3527-3120

Entrada gratuita.

Nenhum comentário: