Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Sinfônica de Campinas apresenta-se em igrejas neste fim de semana

www.osmc.com.br
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas faz duas apresentações gratuitas nesta sexta e no sábado, 24 e 25 de outubro, às 19h30 nos dois dias, como parte do programa Concerto nos Bairros. A orquestra aproveitará a acústica das igrejas e fará as apresentações na Igreja Nossa Senhora de Aparecida, no Jardim Proença e na Igreja Nossa Senhora Imaculada, no São Bernardo.
O maestro será o suíço Karl Martin, que veio, a convite, reger a sinfônica no nono concerto oficial da temporada, no fim de semana passado. O solista Jairo Wilkens estará na clarineta e as vozes serão do coral do Collegium Vocale, regido por Akira Kawamoto. A entrada é gratuita.
No programa estarão obras como a Sinfonia nº 5, K. 22, Si bemol maior, do compositor Wolfgang Mozart; Cinco Bagatelas para Clarineta e Orquestra, do inglês Gerald Raphael Finzi e Dettigen Te Deum, do alemão Georg Firedrich Handel.  
A Sinfonia N º 5 em B bemol maior, K. 22 foi composta por Mozart em dezembro de 1765, quando ele tinha apenas nove anos. A obra é dividida em três movimentos. O primeiro é empolgante e abre a sinfonia, seguido por um movimento mais solene que se torna mais profundo no terceiro movimento e segue até o final.
As obras de Finzi, incluindo a Cinco Bagatelas, são consideradas de surpreendente beleza, com uma melancólica nostalgia.
Dettingen Te Deum é considerada uma das mais aclamadas obras de Handel. Uma imponente cantata, que chegou a ser adotada por várias nações como um hino de júbilo, que celebra o fim do tormento e das aflições de qualquer tipo de guerra, seja física ou espiritual.

Karl Martin
O regente nasceu em Zurique, na Suíça e estudou música no Conservatório de Genebra, em Paris. Seu repertório vai do contemporâneo ao clássico, do século XVII até a Segunda Escola de Viena, incluindo autores como Handel, Beethoven, Wagner, Debussy e Ravel.
 Apresentou Brahms e Rachmaninov em turnê com a Orquestra Sinfônica NHK de Tóquio e programas variados com as maiores orquestras suíças, italianas, alemães, escandinavas, sul-americanas e japonesas. De 1980 a 1997, foi maestro titular da Orquestra e diretor musical do Teatro Massimo em Palermo. De 1996 a 1999, foi regente principal da Orquestra Haydn de Bolzano, na Itália. Ministra cursos de formação orquestral na Universidade de Showa, em Tóquio.

Programa
W.A.Mozart: Sinfonia No.5, K.22, Si bemol maior
G.R.Finzi: Cinco Bagatelas para clarineta e orquestra
G.F.Handel: Dettingen Te Deum (HWV 283)

Jairo Wilkens, Clarineta
Collegium Vocale Campinas (regente: Akira Kawamoto)
Karl Martin, Regente

Concerto nos Bairros
Data: 24 de outubro, sexta
Horário: 19h30
Local: Igreja Nossa Senhora de Aparecida - Avenida Arlindo Joaquim de Lemos, 110, Jardim Proença, Campinas
Entrada gratuita

Data: 25 de outubro, sábado
Horário: 19h30
Local: Igreja Nossa Senhora Imaculada - Rua Elias Lobo Neto, 666, São Bernardo, Campinas
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: