Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Quinteto Cais se apresenta dia 6 no Almanaque

Foto: divulgação.
O Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, em Barão Geraldo, Campinas) apresenta no próximo dia 6 de novembro, quinta-feira, às 20 horas, uma apresentação do Quinteto Cais. Quando a amizade e a liberdade se juntam, não é possível imaginar algo estacionário. A amizade, eterna troca de sentimentos como confiança e amor, é também um sentimento livre, sem limites, assim como acontece com a música instrumental, mundialmente traduzida como jazz. Se o jazz ganha ritmos brasileiros, com originalidade e inovação em sua sonoridade, a dimensão do movimento, do ir e vir, de toda a troca, atinge outros mares.
O Quinteto Cais une tudo isso com a categoria de quem sabe o que faz por já ter feito. Lapidados pela pretensão de quem acredita em algo único, cinco músicos se unem simplesmente pelo objetivo de fazer música instrumental brasileira, autoral e também arranjos originais de canções que marcaram a MPB. Melodias muitas vezes tocadas ao mesmo tempo pela guitarra, trompete e piano, criam uma sonoridade ímpar, um vento novo de calmaria. Os improvisos são barcos que partem, sabendo que podem voltar, confiando em um seguro cais, formado por baixo elétrico e bateria.
Com a simplicidade e a honestidade do encontro, com currículos extensos e importantes que marcam a música brasileira e internacional, embarcam no Cais Marcus Teixeira (guitarra/violão), Daniel D’Alcântara (trompete/flugelhorn), Felipe Silveira (piano/teclados), Felipe Fidelis (baixo elétrico) e Osmário Marinho (bateria).

Justificativa
Nitidamente se ouve na música instrumental brasileira atual a influência dos standards americanos, principalmente na forma em que as composições são criadas e executadas levando em conta somente o tema e a improvisação em cima do próprio tema. A proposta que o Quinteto Cais apresenta é de uma reflexão maior acerca da composição brasileira e de seus arranjos, tendo como referência grandes obras fonográficas que marcaram a MPB no século passado, como as composições de Milton Nascimento, Dori Caymmi, Tom Jobim, Ivan Lins, Edu Lobo, Egberto Gismonti etc. e arranjadores como Paulo Moura, Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta e Eumir Deodato, entre muitos outros.
Em sua sonoridade, o grupo chama a atenção sobre a importância das introduções, temas e formas, texturas harmônicas, seções rítmicas, divisões de vozes e timbres etc., criando partes
especialmente para solos e improvisações e equilibrando a canção como um todo, fugindo do óbvio, com a atenção de um estivador sem deixar de apreciar a brisa do mar. As músicas, assim, são valorizadas com a identidade brasileira e improvisações no terreno do jazz.
O telefone do Almanaque é (19) 3249-0014.

Nenhum comentário: