Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Passeio com os avós inspira livros infantis que terão distribuição gratuita em Feira Literária

A produtora cultural Silvia Maria Track lança o projeto Passeando de Bicicleta, com dois livros do autor João Proteti, que participará de um encontro com as crianças na Feira Literária de Indaiatuba. O bate papo com o autor será no sábado, dia 18, às 13h30.
A ideia de poetizar um passeio de bicicleta com os avós pelas ruas, numa relação de cumplicidade com a família e com a cidade, rendeu ao escritor João Proteti dois excelentes livros infantis que serão lançados na Feira Literária de Indaiatuba (Pavilhão de Exposições Viber - Rua Almirante Tamandaré 675, Cidade Nova). O projeto Passeando de Bicicleta contempla os livros O avô, o neto e a bicicleta e A avó, a neta e a bicicleta, que, além de introduzirem as crianças no doce mundo da poesia, trabalham a deliciosa convivência familiar, a herança cultural e a visão dos universos masculino e feminino.
O autor participará de um encontro com as crianças no próximo sábado, dia 18 de outubro, às 13h30, na própria Feira Literária. Durante cerca de 45 minutos, João Proteti contará sobre a sua experiência no campo literário, lerá poesias, responderá às perguntas das crianças e autografará os exemplares.
Os livros destinam-se a crianças de 6 a 10 anos e seus objetivos principais são estimular a leitura e a escrita e despertar o gosto pela poesia. As ilustrações são assinadas por Karen Cornacchia. A produção é de Silvia Maria Track, com o apoio da Track&Marketing. Foram impressos três mil livros (1.500 de cada exemplar).
O projeto, realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Programa de Ação Cultural (ProAC), com patrocínio da Mann Hummel, prevê a distribuição gratuita dos livros no lançamento e a doação dos exemplares excedentes para a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba para serem entregues às escolas da rede pública de ensino.

Inspiração
“O avô e a avó trazem, respectivamente, o olhar masculino e o feminino da cidade enquanto passeiam pela cidade com seus netos em um lindo dia ensolarado. A proposta foi usar a poesia para promover essa interação das crianças com a família, com a cidade, seus moradores, personagens, instalações, edificações e com os acontecimentos do dia a dia”, explica o autor.
Embora sua experiência e convivência com os avôs tenha sido muito gratificante, o autor inspirou-se em um amigo que lhe relatava os passeios que fazia com o neto pela cidade. “É complicado passear de bicicleta por um centro urbano nos dia de hoje, mas ele fazia questão de apresentar a cidade e transmitir toda a sua herança cultural para o neto. Com isso, o neto, que hoje já não é mais criança, aprendeu a conhecer, respeitar, admirar e a cuidar da cidade onde vivia”, conta.
João Proteti é autor de mais de 20 livros infantis. Nascido em Andradina, no interior de São Paulo, em 3 de agosto de 1952, ele traz em seu currículo uma longa lista de sucessos editorais.
Proteti aventurou-se com sucesso em produções incentivadas, que lhe permitiram incluir o braile em suas histórias, ampliando as opções de literatura infantil para as crianças com deficiência visual. Tudo em um mesmo livro, sem discriminação. Assim, pelo ProAC, Lei Rouanet e FICC-Fundo de Investimentos Culturais de Campinas, lançou As casas do caramujo, A borboleta sapeca, Umbigo, Apito apitô, pito pito, Presente amigo e Chuva Feliz. Por cinco anos assinou a coluna de Poesia no suplemento infantil do jornal Correio Popular, de Campinas.

Nenhum comentário: