Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Arte Japonesa na Fundação Ema Klabin

Ukiyo-e presente na coleção de Ema Klabin.
A Fundação Ema Klabin, em parceria com o Departamento de história da Arte da Unifesp, realiza palestras mensais sobre história da arte, abertas ao público em geral. No próximo dia 18 de outubro, às 10h, a professora Michiko Okano ministrará a palestra Japonismo: o fascínio do ukiyo-e e do netsuke no ocidente. O público poderá conferir obras de ukiyo-e e netsuke da coleção Ema Klabin.
Ukiyo-e, “pintura do mundo flutuante”, é xilogravura japonesa desenvolvida entre o século XVII a XIX, cujas temáticas mais frequentes são figuras bonitas, samurai, atores do teatro kabuki, lutadores de sumô e paisagens. Netsuke é um minúsculo objeto esculpido em madeira ou ossos, dentes e chifres de animais, ou talhado em metal, usado pelos japoneses como adorno para prender pequenos objetos como sacola de dinheiro ou caixa de remédio à faixa de quimono.

A palestrante
Michiko Okano, graduada pela FAU-USP, é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora de História da Arte da Ásia na Unifesp. Autora do livro Ma: entre espaço da arte e comunicação no Japão, 2012.

Serviço
Palestra Japonismo: o fascínio do ukiyo-e e do  netsuke no ocidente
Palestrante: Michiko Okano
Data: 18/10/2014
Horário: 10h às 12h
Vagas: 30 vagas
Entrada: franca
Inscrições pelo e-mail cursos@emaklabin.org.br, ou pelo telefone (11) 3062-5245
Fundação Ema Klabin: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo
http://emaklabin.org.br/.

Nenhum comentário: