Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Visitantes interagem com mundo da arte em mostra no Iguatemi Campinas

Foto: Tatiana Ferro.
Vivenciar uma experiência única, mergulhando e interagindo com o mundo da arte – essa é a sensação de quem visita a exposição Experiência Escher, no Iguatemi Campinas, que traz importantes obras do famoso artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. O visitante é convidado a entrar no mundo de ilusão do grafismo, inclusive com telas em 3D, podendo tornar-se parte das obras de arte, posando em painéis e na Sala da Relatividade. Instalada na praça de eventos do terceiro piso do shopping, a exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 28 de setembro.
Com cenografia especial, composta por uma rica mistura entre fantasia e realidade, o espectador pode vivenciar esse mundo lúdico do artista em instalações interativas e 16 fac-símiles trazidos diretamente da Escher Foundation, da Holanda. Entre as principais gravuras expostas estão Relatividade, Cascata, Belvedere, Céu e Água, Autorretrato em esfera espelhada e Metamorfose.
Além do espaço instalado na praça de eventos do shopping, a exposição conta ainda com uma instalação no primeiro piso, em frente à loja Riachuelo, que está encantando os visitantes. Trata-se de uma “anamorfose” (foto), uma ilusão de ótica na qual uma imagem de duas dimensões “engana” o cérebro e faz acreditar que a imagem possui três dimensões. Ao olhar para um ângulo específico, o que era um desenho distorcido no chão se torna um objeto tridimensional. A anamorfose escolhida para o Iguatemi Campinas foi a do Menino com o Cubo de Belvedere.
Em seus primeiros dias de funcionamento no Iguatemi Campinas, a mostra atraiu os olhares dos curiosos, amantes das artes, adultos e crianças. A exposição Experiência Escher foi pensada como alternativa memorável de lazer e entretenimento, proporcionando conteúdo internacional gratuito dentro de um shopping. Já percorreu o Iguatemi São José do Rio Preto, o Iguatemi Ribeirão Preto e, após Campinas, encerrará temporada no JK Iguatemi, em São Paulo.
Essa é a primeira vez que o melhor da exposição mais visitada do mundo em 2011 (O Mundo Mágico de Escher) e da mostra que foi recorde de público em Minas Gerais e no Paraná em 2013 (A Magia Escher), acontece fora de espaços museológicos.
O conceito de realizar a exposição em espaços não convencionais, como de um shopping center, é inovador e propõe-se à conquista de um novo público, ampliando o acesso à cultura. “Estamos muito entusiasmados em promover a exposição de Escher fora de espaços museológicos. Temos certeza de que será um importante marco para cultura e o lazer em nosso país, além de uma experiência rica e única ao público cliente do shopping, diz Pieter Tjabbes, curador da mostra e sócio-diretor da empresa Art Unlimited, parceira da Iguatemi na iniciativa.
O gerente geral do Iguatemi Campinas, André Moreno, afirma que a vinda da mostra para Campinas é uma grande conquista para a cidade e para a região e reforça o incentivo à cultura, que é um dos pilares do empreendimento.  “Mais uma vez, temos o prazer de presentear a população de toda a região com um evento extremamente diferenciado, facilitando o acesso de milhares de pessoas ao trabalho do grande artista que foi Escher”, resume.
Concebidas para toda família, as instalações garantem acessibilidade a idosos, portadores de necessidades especiais, crianças e gestantes, entre outros. Na saída do evento, a coleção exclusiva de produtos Escher by Art Unlimited estará disponível à venda. Camisetas estilizadas, bolsas, cadernos, cartões-postais lenticulares, jogos americanos 3D e brincadeiras interativas são alguns dos exemplos.

Sobre Escher – Artista gráfico especializado em xilogravuras e litografias, Maurits Cornelis Escher nasceu na Holanda, em 1898. Como artista, conquistou a fama apenas em 1953, quando teve sua obra divulgada em uma revista americana, passando a ser reconhecido e convidado para exposições em museus importantes. Com sua morte, em 1972, Escher deixa um legado particular para o mundo e aos amantes da arte, sendo, atualmente, um dos artistas mais conhecidos do grande público.

Serviço
Exposição Experiência Escher no Iguatemi Campinas
Quando: até 28 de setembro
Onde: praça de eventos do terceiro piso do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas)
Horários: de domingo a sexta das 13h às 21h; sábados, das 10h às 22h
Entrada gratuita.

Nenhum comentário: