Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SESI Campinas apresenta clássicos e releituras contemporâneas do blues

Foto: divulgação.
Após uma intensa pesquisa que começou em 2006, nas raízes do gênero musical e os seis anos dividindo palcos com grandes músicos nacionais e estrangeiros, sendo três desses anos no formato dobro, baixo acústico e voz, Celso Salim e Rodrigo Mantovani apresentam Diggin’ the Blues, primeira obra composta em parceria. O trabalho, inteiramente acústico, traz também músicas de figuras lendárias, entre elas, Willie Dixon, Muddy Waters e Bo Carter e estará no Teatro do SESI Campinas Amoreiras dia 13 de setembro, sábado, às 20h. A entrada é gratuita.
Utilizando instrumentos tradicionais do blues, o duo mostra uma seleção de clássicos do estilo country blues. Os músicos de grande experiência e técnica são antecessores do blues elétrico. Mantovani é dono de um raro estilo de tocar, tendo absorvido a influência dos primeiros baixistas que acompanharam os chamados blueseiros em gravações no início do século XX. Salim canta e toca violão dobro afinado em diferentes escalas tonais e domina a técnica de slide guitar — em que o gargalo de uma garrafa é friccionado sobre as cordas — como poucos no Brasil.
O espetáculo utiliza instrumentos das décadas de 1940 e 1950, como o violão dobro e o baixo acústico, componentes indispensáveis na formação primária do blues. No repertório, o público pode esperar canções clássicas e releituras contemporâneas do gênero que mais influenciou manifestações populares de músicas no século 20: o blues.

Ficha técnica
Voz e violão dobro: Celso Salim
Voz e baixo acústico: Rodrigo Mantovani

Repertório
East St. Louis, de Blind Willie McTell
300 pounds, de Willie Dixon
Money tree, de Willie Dixon
Trukin’ my Blues away, de Blind Boy Fuller
Weeping Willow, de Blind Boy Fuller
One Meat Ball, de Josh White
All by Myself, de Big Bill Broonzy
Travelin’ Girl, de Celso Salim / Douro Moura
I want you to know, de Bo Carter
16 tons, de Merle Travis
I can’t be satisfied, de Muddy Waters

Serviço
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Av. Amoreiras 450, Parque Itália
Data e horário: 13 de setembro, sábado, às 20h.
Duração: 60 minutos
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Classificação indicativa: livre
Gênero: música blues
Informações: (19) 3772-4100
Entrada franca – os ingressos serão distribuídos na semana do espetáculo na Secretaria Única do SESI Campinas Amoreiras às quartas e quintas, das 8h às 20h e às sextas e sábados das 8h às 16h.
No dia do espetáculo, duas horas antes da sessão, os ingressos restantes serão distribuídos na entrada do teatro, sem a possibilidade de escolha de lugar.

Nenhum comentário: