Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 9 de setembro de 2014

SESI Campinas apresenta a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Foto: Renata Monsaner.
A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo chega ao teatro do SESI Campinas no próximo dia 11 de setembro, quinta-feira, às 20h. Sob a regência de Marcos Sadao Shirakawa, a apresentação da série Pra ver a banda tocar! permite que o público conheça toda a versatilidade e qualidade artística da Banda Sinfônica por meio de repertório variado e acessível, interpretado por solistas dos diversos instrumentos de sopros e percussão. O concerto inclui momento interativo em que músicos da plateia vão ao palco participar com o seu instrumento de sopro na chamada Canja Sinfônica.

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é uma orquestra formada por instrumentos de sopro, percussão, contrabaixos e piano que, juntos, somam 82 instrumentistas.
Sua programação é eclética e inovadora e mescla tendências estéticas e linguagens distintas que tem rendido críticas como “a programação mais criativa no mundo da música clássica” ou “a principal usina de criação em nosso país”.
O respeito por seu repertório e ousadia estética levam seus ecos a correr mundo e em 1997 é convidada para participar da Conferência da Associação Mundial para Conjuntos e Bandas Sinfônicas na Áustria- WASBE. Atualmente, continua desenvolvendo suas principais vocações: criação de repertório e divulgação da música original para orquestra de sopros, sob a Direção Artística do Maestro Marcos Sadao Shirakawa.

O regente
Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, Marcos Sadao Shirakawa estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.
Atuou como 1º trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e foi integrante da Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André.
Participou dos Festivais de Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria. Tem orientação de regência com o Maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como regente convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 a 2008.
Atualmente é titular da Banda Sinfônica de Cubatão e assistente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica de Santo André, além de docente de trombone e música de câmara na Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) Tom Jobim e diretor do programa Banda Escola de Cubatão.

Repertório
Alfred Reed – The Hounds Spring
Heitor Villa-Lobos – Prelúdio Bachianas Brasileiras nº 4
C. Wittrock – Lord Tullamore
George Gershwin – An  American in Paris
Astor Piazzolla – Libertango
Duda – Suíte Pernambucana
Rafael Hernandez – El Cumbanchero

Serviço
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Local: Teatro do SESI Campinas (Amoreiras) – Avenida das Amoreiras 450, Parque Itália
Datas e horários: 11 de setembro, quinta-feira, às 20h
Capacidade: 366 lugares e 8 para cadeirantes
Classificação indicativa: livre
Informações: (19) 3772-4100
Gênero: música erudita
Entrada franca – os ingressos serão distribuídos na semana do espetáculo na Secretária Única do SESI Campinas Amoreiras ás quartas e quintas, das 8h ás 20h e às sextas e sábados das 8h às 16h.
No dia do espetáculo, duas horas antes da sessão, os ingressos restantes serão distribuídos na entrada do teatro, sem a possibilidade de escolha de lugar.

Nenhum comentário: