Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mostra fotográfica gratuita “Linha D’Água” alerta para o consumo consciente

São Paulo será a primeira cidade do país a receber a exposição Linha D’Água, que poderá ser conferida a partir do dia 8 no Espaço Cultural Conjunto Nacional. A mostra reúne 30 fotografias do acervo do velejador Amyr Klink, que, além de ter realizado mais de 40 viagens oceânicas, tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água.
Quantos litros de água você gasta por dia? A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que cada pessoa gaste, somando suas atividades domésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários. O mundialmente respeitado navegador brasileiro passou 100 dias num barco a remo consumindo 2,7 litros de água por dia e garante que foi suficiente. Estas e outras curiosidades fazem da exposição um programa imperdível, especialmente num ano em que estiagem, falta de água e perigo de racionamento passaram a ser debatidos diariamente nos noticiários.
A exposição é gratuita e fica em cartaz em São Paulo até o dia 2 de outubro.
Linha D’Água é dividida em três módulos, que remetem aos três barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II. Ao todo são 30 fotos das expedições do velejador, dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens. Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto, de estimular a reflexão sobre consumo consciente.

Escolas
O projeto inclui um material didático sobre consumo consciente de água, para que a temática seja trabalhada em sala de aula e também através de visitas guiadas. Escolas interessadas em passeios monitorados à exposição podem realizar agendamento junto à D’Color Produções Culturais, pelo telefone (19) 3256-4500. Todas as escolas participantes irão receber um livro catálogo da exposição e, para os alunos, serão distribuídas cartilhas ilustradas com conteúdo ligado à exposição.

Palestras
Além da exposição fotográfica, o público de São Paulo poderá conferir ao vivo duas palestras com Amyr Klink. A primeira será no dia da abertura da exposição, 08/09, às 19h. A segunda, no dia 18 de setembro, às 10h. As palestras vão acontecer no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional. Amyr Klink fala sobre as estratégias de consumo ligadas ao consumo d'água, mostrando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais. Ao longo de 30 anos, já tem em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas, no Brasil e exterior.
Amyr Klink nasceu em São Paulo, em 1955. Formou-se em economia e administração, mas é conhecido por suas viagens ao redor do mundo. Navegador experiente, iniciou suas viagens em 1984, cumprindo a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo. É autor de cinco livros, que registram algumas de suas principais aventuras, como a travessia a remo do oceano Atlântico, narrada em Cem dias entre céu e mar (1995); a expedição de quase dois anos entre a Antártica e o Ártico, narrada em Paratii: entre dois polos (1992) e a primeira volta ao mundo realizada nas águas da Convergência Antártica, onde estão os mares mais perigosos do planeta, narrada em Mar sem fim (2000).

Curiosidades: por que vale a pena visitar a exposição
·       Em 2014, Amyr Klink comemora 30 anos de sua travessia oceânica pelo Atlântico Sul em barco a remo. A viagem durou 100 dias e até hoje, Amyr é o único homem do mundo a realizar esta façanha.
·       Foi essa viagem que deu origem ao livro 100 dias entre céu e mar, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos 10 livros mais vendidos de não-ficção no Brasil.
·       Os visitantes vão poder conhecer de perto o barco original I.A.T., com o qual a viagem foi feita.
·       Algumas das fotos da exposição são de autoria de Marina Klink, esposa de Amyr Klink, que, desde os anos 80 já registrava belas imagens de esportes de aventura como asa-delta e competições de iatismo. Velejadora com mais de uma centena de competições no currículo, tornou-se uma das mais respeitadas fotógrafas de natureza do país. Seus primeiros registros pela Antártica aconteceram em 1995. Após 13 viagens para a região, reuniu 180 imagens no livro Antártica - A Última Fronteira.

Por trás do projeto
Além de Amyr Klink, outros nomes de peso se reuniram em torno do projeto Linha D’Água. A Professora Dra. Sueli Furlan, da Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo, foi a responsável técnica pelo desenvolvimento dos textos que compõem os painéis e catálogos da exposição.
O projeto foi viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do ProAC – ICMS – SP), com patrocínio da Air Liquide e apoio das empresas Sapa e Wabco. A produção executiva é da D’Color Produções Culturais.

Serviço
Exposição Linha D’Água
De 08/09 a 02/10
Condomínio Conjunto Nacional - Avenida Paulista 2073 - Jardim Paulista, São Paulo, SP
Entrada franca
Realização: D’Color Produções Culturais - Tel. (19) 3256-4500 www.dcolor.art.br

Palestras com Amyr Klink:
08/09 – 19h
18/09 – 10h
Local: Cine Livraria Cultura
Avenida Paulista 2073 - Jardim Paulista, São Paulo, SP
Entrada franca, mediante retirada de vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos, a partir de 28/08.

Agendamento e atendimento a escolas:
O agendamento para grupos escolares pode ser feito pelo telefone (19) 3256-4500, diretamente com a equipe da D’Color Produções Culturais.

Nenhum comentário: