Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Alunos de Salto expõem fotos do Projeto Clique Jovem

Oficina do Projeto no Cemus V. Foto: KR Comunicação.
Será aberta na segunda, 15 de setembro, a exposição de fotografia que reunirá trabalhos de alunos da rede pública municipal de Salto, participantes do Projeto Clique Jovem. A exposição terá lugar no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte (Rua Prudente de Moraes 580 – Centro) até o dia 30, sempre das 14 às 21 horas, com entrada franca. O projeto Clique Jovem tem o patrocínio da empresa York Indústria e Comércio de Produtos Plásticos S/A e foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Por intermédio do Clique Jovem, cerca de 50 estudantes de 10 a 16 anos matriculados no Centro de Educação Municipal de Salto (Cemus V), do Bairro São Judas Tadeu, participam desde o início deste ano de oficinas de iniciação fotográfica oferecidas no contraturno das aulas. A capacitação é liderada pelo fotógrafo profissional Mauro Machado e contou com a participação também do arte-educador Antônio Macena.
 Com câmeras nas mãos, fornecidas pelo projeto, eles retratam o cotidiano, como por exemplo, a casa e o bairro onde moram, a família e os amigos, além de desenvolverem uma série de trabalhos fotográficos, sempre orientados pelos professores. As oficinas possuem o total de 30 horas de atividades teóricas e práticas, nas quais são abordados diversos assuntos, como teoria de imagem, iluminação, técnicas fotográficas com câmeras digitais compactas e celulares, diferenciação entre fotografia analógica e digital etc.
O principal objetivo da iniciativa é despertar nos jovens a criatividade e o olhar crítico, bem como o interesse sobre formas de expressões artísticas. Também visa possibilitar o acesso a informações sobre o mercado de trabalho e a vivência das profissões relacionadas à fotografia, assim como utilizar o espaço da escola para reforçar as relações de ensino-aprendizagem e a integração entre alunos e professores.
Antes de serem concluídas, as aulas de fotografia já mudaram pra melhor a vida dos adolescentes, criando novas oportunidades e expandindo horizontes. “A adolescente Bianca Arcanjo Almeida, por exemplo, recebeu a Menção Honrosa na categoria Fotografia, do XXI Prêmio Câmara de Meio Ambiente, em Salto, em junho deste ano, quando ainda faltavam dois meses para o final do curso”, contou o professor Mauro.
A exposição fotográfica tem entrada gratuita e estará aberta ao público entre os dias 15 e 30 de setembro no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte (CEC). Entre 3 e 15 de outubro poderá ser conferida na Biblioteca Municipal. Além da mostra, o material produzido pelos aprendizes também fará parte de um fotolivro que documentará todo o processo das oficinas.

Sobre os profissionais
Mauro Machado é fotógrafo profissional desde 1981, ministra aulas particulares de fotografia e foi curador do 1º Concurso Nacional de Fotografia do SOS Ação Mulher e Família, no SESC Campinas, além de diversas outras exposições fotográficas.
Antônio Macena é arte-educador em diversas escolas públicas da região e ministra aulas de fotografia.

Nenhum comentário: