Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontece de 11 a 21 de setembro

Foto: Arquivo Eliandro Figueira - SCS/PMI.
A Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social realiza de 11 a 21 de setembro, em parceria com o Comdefi (Conselho Municipal Para Assuntos da Pessoa com Deficiência), a 15ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento visa comemorar o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro e promoverá ações que visam à divulgação dos direitos da pessoa com deficiência e diminuir a discriminação de forma que a sociedade veja que sua participação é um direito e o exercício pleno de cidadania.
O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado no município desde 1998. A Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi instituída em 2006 e conta com atividades de lazer, palestras, apresentações artísticas e divulgação do trabalho das entidades locais.
Iniciando a programação na segunda-feira (15), das 8h às 11h, terá a manhã de lazer no Centro Esportivo do Trabalhador com a participação das Organizações não Governamentais de Indaiatuba APAE, Ciaspe e Cirva, além do Centro de Referencia em Atenção à Pessoa com Deficiência; Projeto Gente Eficiente e EMEB “Profª Benedita Vagner de Campos”.
Na terça-feira (16), às 19h30, na Faculdade Anhanguera haverá uma palestra sobre acessibilidade com Rubens de Oliveira, que é presidente da CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade) e a realização de vivencia com alunos e funcionários da faculdade.
Na quarta-feira (17) acontecerá o fórum regional e a participação no encontro do Núcleo Regional do Ceappd (Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência), em Mogi Mirim, com a apresentação do coral em Libras O Som do Silencio, formado por funcionários públicos municipais, da oficina de talentos do Projeto Gente Eficiente.
Na quinta-feira (18), das 9h às 16h, haverá uma programação especial na Praça Prudente de Moraes com apresentações artísticas, feira de artesanato com barracas de ONGs e secretarias municipais, campanha em respeito às vagas e orientações referente à legislação específica ao uso dessas vagas, aferição de pressão arterial, orientações nutricional com pesagem e medidas, exposição de cursos profissionalizantes para pessoa com deficiência, cadastramento de PCD e orientações sobre o projeto de inclusão no mercado de trabalho e orientações para obtenção de isenção de IPI e ICMS.
Na sexta-feira (19) acontecerá a sessão de cinema no Polo Shopping de Indaiatuba com início às 14h. O evento é destinado aos os jovens do projeto Gente Eficiente, EMEB Benedita Vagner, Derefim, Ciaspe e Cirva, o filme ainda será definido.

Nenhum comentário: