Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Projeto Curtas de Animação lança curtas produzidos por alunos da rede pública

Elisa Fernandes
O projeto Curtas de Animação realiza nos dias 22 e 23 de agosto o lançamento do DVD produzido por alunos (entre 10 a 15 anos) que participaram da primeira oficina de produção de curtas metragens, em março de 2014. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor João Alves dos Santos, em Campinas, o lançamento ocorrerá no dia 22, às 17 horas, enquanto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nova Europa, em Hortolândia, recebe o evento no dia 23, às 9h da manhã. O resultado da oficina também será apresentado durante o evento, com a exibição dos filmes de animação produzidos pelos alunos.
Divididos em três grupos e a partir de pesquisas culturais, os jovens foram estimulados a construir a partir de sua própria visão de mundo, o roteiro, animação e trilha sonora, em uma oficina que durou uma semana entre a capacitação, produção e execução do curta. Cada um dos 2 curtas produzidos tem três minutos de exibição, mais um vídeo com o making of do processo de produção, com cinco minutos de duração. Todos os filmes e os respectivos making of foram copiados em um único DVD, com tiragem de mil cópias, para serem distribuídos em bibliotecas públicas, TVs educativas e festivais de vídeo.
O projeto é uma realização do Núcleo de Cinema e Animação de Campinas e da Direção Cultura, com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS, patrocinado pela Mecalux e ArcelorMittal Gonvarri.

Sobre o projeto
Ao todo, o projeto prevê uma série de sete oficinas até o final do ano.  Ministradas pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (NCAC), as oficinas de animação resultam na construção dos curtas-metragens de animação. A produção dos vídeos contam com o trabalho dos adolescentes – alunos de escolas públicas das cidades de Campinas e região que são selecionados para participarem do projeto. Cada oficina tem a duração de cinco dias, compreendendo a identificação do tema, roteiro, pré-produção, produção, trilha sonora e finalização. Durante todo o processo, os jovens são acompanhados por coordenadores de animação e de trilha sonora do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.
Já foram ministradas duas oficinas em duas escolas públicas da região. Em Campinas, em dezembro de 2013, na EMEF Dr. João Alves dos Santos e em Hortolândia, na EMEF Nova Europa, em março de 2014. 
Para a realização do projeto, um estúdio de animação itinerante vai até a cidade ou à escola onde ocorrerá a oficina. Objetivando também colocar os jovens em contato com os bens culturais de seu município e de trabalhar em um local mais adequado à realização artística, os estúdios itinerantes podem ser montados em museus ou centros culturais das cidades.

Núcleo de Cinema de Animação
O núcleo de Cinema de Animação de Campinas, dirigido por Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, completa 40 anos em 2015. Reconhecido nacionalmente, já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, em festivais como o Anima Mundi, o Festival de Cine Infantil de Ciudad Guayana, na Venezuela e o Festival Guarnicê de Cine e Vídeo.

Sobre a Direção Cultura
A produtora cultural localizada em Campinas (SP) se dedica à idealização e execução de soluções culturais por meio da apresentação e gestão de projetos aprovados nas leis de incentivo fiscal. Tem o objetivo de expandir o mercado cultural como agente transformador da sociedade, tornando-se referência nacional e internacional. Mais informações: www.direcaocultura.com.br.

Nenhum comentário: