Para pensar:

"Esta vida é uma estranha hospedaria,
De onde se parte quase sempre às tontas,
Pois nunca as nossas malas estão prontas,
E a nossa conta nunca está em dia."

Mario Quintana

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Passeio temático na Maria Fumaça Expresso 505 encerra 6º Festival Gastronômico de Campinas e Região

Esse ano o Festival Gastronômico de Campinas e Região veio cheio de novidades, ampliadas pela associação de algumas atividades da agenda do Campinas Café Festival. Uma dessas ações virá fechar o festival no dia 23 de agosto, unindo com maestria a gastronomia e cultura: o passeio temático no Café no Trem Expresso 505. Muitas são as histórias, remontando aos tempos em que os imigrantes de origem árabe costumavam cultivar o grão e depois utilizar a ferrovia como meio de transporte das sacas de café.
“O Brasil é o maior produtor e exportador do café Arábica e a cultura árabe está intimamente ligada à formação da identidade cultural da região em si e ao seu desenvolvimento. Valorizar o patrimônio cultural, o passado glorioso e a importância econômica do café desde o período colonial é uma das responsabilidades que assumimos ao criar um evento como esse, muito importante para a geração atual e para as próximas”, revela o professor Ali El-Khatib, superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil e coordenador do Campinas Café Festival.
Ao embarcar nessa viagem no tempo, partindo da Estação Anhumas em Campinas em direção a Jaguariúna, o participante terá 4 horas de imersão que inicia com o saboroso café da manhã, onde o Sr. Wanderlei, da ABPF e atual Chefe de Estação, contará um pouco sobre a história da Mogiana. Feito o embarque, o trem segue pela estrada de ferro, sendo que o trajeto contemplará quatro paradas. Todo o percurso será acompanhado de show de violeiro e contadores de histórias com a temática ferrovia e café. Nos vagões, serão distribuídos kits com esfihas, charutinhos de folhas de uvas, frutas e doces árabes típicos, acompanhados do delicioso Café Orchestra – Canecão 100% arábica.
As surpresas continuam em Jaguariúna: na estação, a Orquestra de Violeiros do Jaguari recepcionará os passageiros, que também apreciarão a apresentação da Dança Árabe do Café demonstrada pela renomada professora Aida Gamal.
Durante o percurso, os participantes concorrerão a vários prêmios, entre os quais jantares em restaurantes, hospedagens em hotéis etc. Os passageiros também receberão uma recordação especial do encontro, além de amostras de café e revistas.

Serviço
Expresso 505 – Campinas Café Festival
Data: 23 de agosto – das 10h00 até 14h00
Vagas limitadas
Estacionamento no local
Informações e reservas: cafenotrem@gmail.com – (19) 9 9774-2015
Investimento: R$140,00 adultos / R$110,00 crianças.

Nenhum comentário: